quarta-feira, julho 04, 2007

iPhone LIBERANDO GERAL, ou QUASE isso!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Esse cara é a favor ou não da Apple? O que você acha? =D

Aconteceu o esperado. Não é mais preciso ter um contrato de vínculo com a AT&T para ativar o iPhone para o uso. O hacker norueguês Jon Lech Johansen (o mesmo que quebrou a trava dos DVDs), de 24 anos, encontrou os 'números mágicos' e aplicou a engenharia reversa para liberar o aparelho.

Mas o que isso quer dizer?
Muito. Quem compra um iPhone, é OBRIGADO a acessar o iTunes e fechar um contrato com a AT&T, que permite que seja feito o uso da linha telefônica e do EDGE (acesso à internet através da linha da AT&T). Só assim ERA possível utilizar o aparelho com todos os seus recursos.

Agora não mais. Com o código de ativação quebrado, já é possível ligar o iPhone sem fechar o contrato com a AT&T. É possível navegar na Internet (somente com conexão WiFi), checar e-mails, ouvir música e utilizar todos os outros recursos do iPhone, menos é claro, fazer ligações.

Para os brasileiros, por exemplo, isso significa que podemos usar o aparelho aqui, sem problemas, desde que nos limitemos a usá-lo sem fazer ligações. De qualquer forma, não adiantaria fechar contrato com a AT&T e vir a utilizar o iPhone no Brasil. Caso fizesse isso, você teria simplesmente o celular mais caro do mundo, uma vez que todas as ligações seriam interurbanos. Gostou? =D

Apple diz: EU JÁ SABIA
Estive acompanhando alguns blogs e ouvi alguns comentários acerca de toda essa loucura. O blog Update or Die suspeita de que a Apple já planejava isso. Tudo não passaria de uma estratégia de Marketing, afinal de contas, agora o iPhone venderá ainda mais. Concordo com a teoria dos Updaters. Esse buzz todo em volta do iPhone só faz aumentar a popularidade do aparelho. A mesma coisa acontece com o mercado de videogames e os conhecidos 'destravamentos'.

Vale a Pena?
Mas cá entre nós. Tem graça comprar um iPhone e não fazer o principal, que são as ligações? Hmmmmm. Deixe-me pensar. Tem. Navegar na internet a hora que quiser. Tirar fotos. Checar seus e-mails dentro do ônibus. Só isso? É, só isso. Ah, utilizar o iPod de 8gb. Pouco não é? Pois é. Ainda acho pouco também.

Pouco espaço e poucos motivos para comprá-lo sem as vantagens de fazer ligações. Quero ter tudo em um aparelho só. Convergência JÁ! Assim vou poder me livrar do meu celular, da minha máquina digital e do meu iPod. Andar com tudo isso no bolso é loucura. As vezes, parece que estou usando calça de palhaço na rua =D

Mas o iPhone já nasceu precisando evoluir. Minha máquina digital tem resolução melhor que a câmera dele. E permite fazer vídeos. A do iPhone não. Meu iPod tem 30gb. O iPhone tem 8gb. É, quem sabe, depois que o preço baixar, depois que as operadoras brasileiras fecharem contrato com a Apple e tudo o mais melhorar, eu compre um!