terça-feira, julho 10, 2007

SONY: aumento de 2700% nas vendas do PS3!

E a guerra continua. Ontem, a Sony anunciou um corte de U$100 dólares para o Playstation 3. Como já era de se esperar, o site da Amazon.com registrou um aumento nas vendas do console. Mas, acho que ninguém esperava um aumento de 2700% nas vendas!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

É realmente um número bastante gordo. O PS3 já é o videogame mais vendido do site. O ranking é atualizado de hora em hora. Falando em vendas, amanhã, dia 11, tem início a E3 (Electronic Entertainment Expo), a feira do mercado de videogames mais badalada do mundo, realizada em Santa Mônica, na Califórnia.

Lado a lado, Sony, Microsoft e Nintendo, irão anunciar novidades em suas conferências. A conferência da Microsoft tem início marcado para as 00:30h, enquanto que as da Nintendo e da Sony, para as 13:30h e 15:30h, respectivamente.

Esta será uma E3 estratégica para a Sony, que continua a perder para o Wii da Nintendo. Com a redução de preço do PS3 e anúncios de boas franquias, é provável que a Sony consiga recuperar um pouco do share perdido para a Nintendo.

Mas nunca é demais lembrar: o PS3 AINDA é o console mais caro. AINDA não possui franquias atrativas e AINDA não foi descoberto um meio para desbloquear o sistema, afim de liberá-lo para a execução de jogos gravados pelo próprio usuário.

É FATO que a PIRATARIA ajudou a Sony a conquistar o mercado de videogames. O Wii e o Xbox360, da Microsoft, já foram destravados e continuam ganhando mercado. Não sou a favor da pirataria, mas também é FATO que comprar jogos originais no Brasil é algo para poucos.

Hoje é relativamente fácil baixar jogos via internet, gravá-los em DVD e rodá-los no console sem maiores problemas. Acredito em uma mudança no 'mercado da pirataria' somente no momento em que a distribuição dos jogos seja 100% online. Alguns títulos da nova geração já começaram a se utilizar deste meio de distribuição, economizando os custos finais para o consumidor.

Amanhã, durante a E3, novas revelações...