sexta-feira, julho 27, 2007

O Fim do Jornal Impresso?

Hoje li uma nota no mínimo interessante, no site do Blue Bus. Em entrevista à revista Fortune, Warren Buffett, ele mesmo, o famoso bilionário americano, dono do jornal Buffalo News, entre outros negócios, acredita que o atual modelo de negócios dos jornais impressos não irá mais funcionar. Na entrevista, Buffet sugere: "A combinação ideal seria o New York Times, o Wall Street Journal e o Washington Post em um único site. Não seria possível acessar individualmente cada jornal", diz. Ele continua dizendo que a combinação dos três renderia um bom dinheiro e teria uma audiência fenomenal.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Antes de falar sobre essa questão, vamos a alguns fatos...

Jornais Impressos Vs. Jornais Digitais
A questão dos jornais impressos x jornais digitais, há muito, vem rendendo bastante discussão. Há os defensores do papel, do manuseio e da praticidade em se ler um jornal impresso. Trata-se de uma questão de hábito, principalmente dos mais velhos. Não que os mais novos prefiram o meio digital - eu mesmo continuo a preferir o meio impresso - mas a maioria dos leitores de jornais impressos são aquelas pessoas que não tem o hábito de manusear um computador ou, ainda, só fazem o uso da máquina em caso de extrema necessidade.

A questão da Publicidade...
A questão da migração do bolo publicitário para outros meios, que não a TV e a mídia impressa, como por exemplo, a Internet e o Entretenimento (shows e eventos), tem sido uma variável que tem antecipado o futuro de muitos jornais. Foi publicado recentemente que a queda de receita publicitária, em mídia impressa, está de fato em declínio.

A Business 2.0 (conceituada revista especializada em negócios Web e na nova economia), deixou de ser publicada há alguns meses justamente por este motivo. Há, inclusive, um mutirão de pessoas que formaram uma comunidade no FaceBook (espécie de Orkut), reivindicando a volta da revista. A editora da revista publicou uma nota informando que o modelo estava insustentável. De novo, queda na receita. Todos sabemos que, quando cai a receita advinda de publicidade, o preço das revistas tende a aumentar, isso é natural. Dessa forma, fica difícil não pensar em uma mudança de paradigma nesse setor.

Mas a mídia impressa irá mesmo acabar?
Penso que os jornais digitais serão definitivos somente quando for possível acessá-los de qualquer lugar, que não na frente do computador, sentado em uma cadeira desconfortável. Ok, você vai dizer que isso é possível através de Notebooks, iPhones e tudo o mais. E é verdade. Mas acontece que nem perto da metade da população mundial possui esses aparelhos. E ainda há muita gente com aversão à tecnologia (geralmente pessoas mais velhas, que não nasceram com computador em casa).

Acredito sim no fim da mídia impressa. Mas seria muito precipitado acreditar que isso vai acontecer agora. Imagino isso, talvez, para os próximos 20 anos (pura especulação!). A nova geração, que já nasce sabendo tudo de informática, vai desprezar cada vez mais a mídia impressa, devido aos atrativos do meio digital. Haverá cada vez mais blogueiros. Todos esses fatores farão com que cada vez menos publicidade seja vendida no meio impresso. O preço dos jornais, revistas, fatalmente acabará subindo, o que tornará o modelo insustentável.

Buffett está certo?
Com relação à opinião de Buffett, é mesmo uma idéia bastante interessante. Estamos na era da convergência. Além de facilidade para todos os leitores em encontrar notícias e editoriais de seus jornais favoritos, o portal, sem dúvida, iria faturar rios de dinheiro. Mas fico pensando em como seria dividido todo esse dinheiro...

Bom, o AdSense, do Google, está aí para explicar =D