quinta-feira, julho 26, 2007

Por que o "VELHO" se nega a morrer?

Quem está assistindo a atual guerra no mercado de videogames, tem percebido coisas cada vez mais surpreendentes. A primeira delas, talvez seja que o óbvio, pelo menos até agora não se confirmou: a Sony continuar na liderança do mercado, como o fez durante toda a era Playstation 2. É fato. O Playstation 3 AINDA não disse ao que veio.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Mas espere. Há algo mais inusitado acontecendo.

Quando uma empresa lança um produto novo, é comum o inicio de um plano para matar o antigo, para que ele não atrapalhe a ascensão do novo e, o principal, não concorra com ele. Acontece no mercado automobilístico, e em vários outros setores. Mas talvez isso seja mais evidente no mercado de tecnologia, onde o novo torna-se velho do dia para a noite.

Mas com a Sony, na divisão de games, está acontecendo algo inusitado. O antigo (Playstation 2) se nega a morrer! Parece brincadeira, mas o Playstation 2 vende, atualmente, mais que o Playstation 3, concebido para ser o DEUS de todos os consoles. Ok, vários fatores ainda contribuem para que ele não tenha deslanchado, principalmente o preço. Mas uma coisa é certa: é muito difícil para um empresa colocar no mercado algo novo, quando o anterior fez extremo sucesso com o público.

É sábido, por exemplo, que o PS2 é, até agora, o videogame mais vendido do mundo. Nem o longíncuo, popular, morto e enterrado Atari chegou a seus pés. O PS2 tem, atualmente, mais de 100 milhões de consoles espalhados pelo mundo (até agora, já que o número continua a aumentar).

Mas vamos aos números:

Segundo dados da Nielsen de pesquisa realizada nos EUA, em Junho, o Playstation 2 (que já possui 7 anos de vida!) continuou a ser o videogame mais jogado do mundo, com 42% de uso do total! Em um longíncuo segundo lugar, aparece o Xbox original, da Microsoft, com 17%, seguido de seu irmão mais novo, o Xbox 360, com 8%. O Gamecube (anterior ao atual Nintendo Wii), aparece com seus 5.8%.

Somente atrás de todos esses aparece o Wii (atual sucesso da Nintendo) com 4% (percebam que com menos de 1 ano de vida, ele já encosta no Gamecube, que tem mais de 5 anos!) e, finalmente, o Playstation 3, com míseros e agonizantes 1.5%.

Acredito que durante este ano, o PS2 ainda deva liderar com folga e, possivelmente, até boa parte de 2008. O lançamento de novos jogos para o sistema já está bastante escasso, fator que deve contribuir bastante para a migração de plataforma.

O grande problema é que, em contrapartida, os lançamentos que saem para Playstation 3 não são exclusivos em sua maioria, como eram na era PS2. Já foi dito que Metal Gear Solid 4 (grande HIT esperado para debutar no Playstation 3), fará estréia também, no Xbox 360, da Microsoft, poucos meses depois.

Sendo o Xbox 360 um sistema bem mais acessível em materia de preço, essa "fuga de franquias" do Playstation 3 está, sem dúvida, prejudicando muito o êxito do sistema.

Mas o mercado costuma dar suas reviravoltas. Vamos aguardar. Eu? Continuo fiel a meu velho, caduco, limitado e cansado, mas não menos divertido, PS2 =D

Obs.: Achou curioso sobre o que o Homem Aranha está fazendo na foto? É que a Sony continua a faturar alto com o sucesso da franquia =D