domingo, setembro 09, 2007

Como será o Mundo Digital em 2020? - Parte I

Antigamente, imaginar como seria o mundo 10 anos a frente não era lá algo muito difícil de se prever. Pelo menos no que se refere à tecnologia. Pouca coisa mudava. Na realidade, muita coisa evoluía e pouca coisa revolucionava.

Hoje, em intervalos de 5 anos (as vezes até menos), temos grandes mudanças relacionadas à tecnologia que, fatalmente impactam em nosso dia a dia. Fazer Marketing atualmente, envolve muito mais variáveis que há 20 anos atrás, como ilustra de forma brilhante o Ricardo Cianciaruso, do blog "É Nóis", que faz parte do portal da ótima revista Época Negócios, uma alternativa a Revista EXAME.

Ricardo apresenta também, dois casos muito interessantes. Um deles relata sobre um caso de descaso da Chevrolet com um cliente proprietário de um Meriva e o impacto causado pelo cliente descontente. O outro caso ilustra o foco da Microsoft em blogs corporativos. Vale a pena a leitura!

A partir desta ilustração, tentarei não prever, mas imaginar de forma bastante descompromissada, como poderá ser a Web no ano de 2020. Como o marketing e as empresas irão tirar proveito da nova Web, que nos espera naquele ano? Espero que eu não erre tão feio como errou Stanley Kubrick em sua obra definitiva, 2001: Uma Odisséia no Espaço. O objetivo aqui é apenas exercitar possibilidades. Olhando dessa forma, talvez Kubrick tenha feito exatamente isso com a sua Odisséia.

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A partir desta realidade atual, vamos tentar imaginar...

A TV NO ANO DE 2020
Em 2020 as TVs de plasma estarão dentro da grande maioria dos lares, assim como hoje estão as TVs de tubo. Além do produto ter se tornado popular, devido a queda no preço dos componentes de produção, as TVs, além de disponibilizarem imagem de altíssima qualidade em todos os lares, permitirão que os telespectadores não só interajam com a programação em exibição da forma como conhecemos hoje, mas também farão compras assistindo seus programas prediletos (acredito sinceramente que isso vá acontecer muito antes de 2020).

Ao assistir a novela das 8 (será que a Globo ainda estará com a mesma programação?) o telespectador poderá intervir na novela e clicar, através do controle remoto, na roupa que o chamou a atenção e ser redirecionado, através de um link, para um portal de comércio eletrônico, onde poderá ser realizada a compra da roupa, do carro, do perfume, da comida ou de tudo mais que estiver a venda naquele capítulo da novela.

Com isso, os comerciais de 30 segundos perdem total relevância (atualmente já percebemos que eles não produzem os mesmos resultados), uma vez que o conteúdo relevante inserido dentro de filmes, novelas, telejornais, documentários, passa a ser muito mais interessante e segmentado de forma mais eficiente. Com isso, os investimentos em publicidade passam a assumir de vez o modelo interativo, que já existe hoje, porém de forma tímida e embrionária, se comparado ao que irá se tornar.

A INTERNET NO ANO DE 2020
Acessar a Web através de browsers, como fazemos hoje através do Internet Explorer, Mozila Firefox, Safari e outros, será coisa do passado. Ao invés de digitar websites, faremos parte de uma gigantesca comunidade no estilo de Second Life, porém muito mais evoluída, complexa, de fácil usabilidade e muito mais útil que o Second Life atual. Dentro dessa gigantesca comunidade virtual mundial, (chamaríamos de WCW - World Comunity Web?) não digitaríamos mais urls. Ao invés disso, locarizaríamos, através de mapas interativos, assuntos de interesse por relevância.

Se você estiver inserido em uma comunidade virtual sobre culinária, por exemplo, poderá requisitar links dos portais mais bem avaliados por usuários daquela comunidade, sobre o assunto culinária. Delírio? A Wikia Search, está começando a caminhar neste sentido. As empresas, ao invés de possuírem meros websites, fariam parte ATIVAMENTE desse ambiente virtual, oferecendo realmente CONTEÚDO e RELEVÂNCIA nesse mundo virtual. Haverá posicionamento e segmentação, da mesma forma que há no mundo físico, diferente do que aconteceu recentemente com as empresas que entraram no Second Life apenas por entrar, para marcar presença, sem realmente ATUAR.

De alguma forma, que ainda não consigo imaginar, os portais (sites) não serão da mesma forma como os vemos hoje. Esses conteúdos serão exibidos em ambientes 3D, de forma totalmente dinâmica, onde você poderá interagir ao vivo com os usuários que também estão visitando o portal, local, comunidade, ilha, bairro virtual, naquele momento. Delírio? O Joost também já caminha neste sentido =D

Ainda há muito mais para falar e imaginar por aqui. Nos veremos na Parte 02. Até lá!