sábado, setembro 15, 2007

Como será o Mundo Digital em 2020? - Parte III

Muito bem. Chegamos à 3ª parte da série "Como será o Mundo Digital em 2020?". Depois de tentar imaginar como será a TV, a Internet e os Mp3 Players no ano de 2020, vamos viajar um pouco mais, dessa vez, sobre as possibilidades do Cinema.

O CINEMA NO ANO DE 2020
Muito se falou, em 2001, quando foi lançado o filme/animação FINAL FANTASY: The Spirits Within. A mídia fez muito alarde, colocando em cheque até o futuro do emprego de atores: Seriam eles substituídos por personagens animados gerados em computadores de última geração, com texturas próximas à realidade e expressões quase perfeitas? Eu ainda me recordo de uma matéria que foi ao ar no Video Show, na Rede Globo, colocando esta questão em debate. Os atores, obviamente, não temiam sobre a possibilidade por uma questão básica: Emoção de verdade, SOMENTE o ser humano é capaz de passar.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Muito bem. Isso foi em 2001. Estamos em 2007 e o que aconteceu com relação a essa questão? NADA. A Square, que na época firmou parceria com a SONY para o desenvolvimento do filme/animação mais próximo da realidade, na época, quase faliu, devido ao desempenho pífio gerado nas bilheterias ao redor do mundo. Foi um fracasso estrondoso. Minha opinião? Apesar do filme ser adaptado de um jogo de videogame (fato que já reduz em mais de 50% as possibilidades de êxito), ele é, na pior das hipóteses, curioso. Se você não gostasse do filme, ao menos iria apreciar a beleza estética.

2020. E o cinema? Iremos mesmo deixar de ir à salas de cinema para assistir à filmes como fazemos há décadas? Iremos falir produtores de milho, já que o consumo de pipoca irá sofrer queda em todo o mundo? =D Acho que a resposta é um tanto óbvia: é LÓGICO que não. Mas COM CERTEZA, a indústria do cinema e seus estúdios imponentes, certamente irão sofrer uma grande reformulação, da mesma forma que as gravadoras estão passando hoje. Cada vez mais pessoas comuns, como eu e você, irão produzir conteúdo.

Da mesma forma que bandas hoje não precisam de gravadoras para lançar um sucesso, muitos diretores e produtores, irão lançar seus produtos através da Internet, alcançando sucesso de forma meteórica. Os produtores de conteúdo vieram para ficar. E eles não são, necessariamente, profissionais. Além do mais, iremos sim, baixar cada vez mais filmes pela Web. Você não? Bom, toda essa nova geração vai. Semana passada, minha prima, a Ana, veio me falar: "Rodrigo, baixei Duro de Matar 4. É bom?" Minha prima e nem ninguém da minha família é chegado em download de filmes. Mas assim que a Ana colocou Banda Larga, a festa teve início. A propósito, Duro de Matar 4, se você não assistiu, é ótimo. E é TODO focado em Web =D

Todos nós sabemos que muita gente não baixa filme porque tem conexão discada. Agora imagine um Brasil com 100% da população com acesso à Internet através de Banda Larga. Imaginou? Bem, agora imagine também, que o nosso país vai continuar crescendo e que não haverá mais uma grande reviravolta na economia (sei que é difícil, mas tente =D). Acesso à Web com Banda Larga, será como ter celular pré-pago. Alias, já andei ouvindo que há projetos para uma Internet Pay Per View. O usuário compra 30min. ou 1 hora de acesso e faz qualquer tipo de download.

Quando o prazo expira, a conexão se encerra ou volta a ser discada. Em um cenário assim, é lógico que downloads de filmes irão aumentar numa taxa nunca antes vista. Mas e os cinemas? As pessoas continuarão a ir? Sim, mas a grande maioria irá ao cinema para assistí-lo pela 2ª vez, pois já assistiu em casa, através de download. Ou só irá ao cinema se, ao baixar o filme em casa, tenha gostado tanto, que prefere repetir a experiência em uma sala grande, com um tela gigante em altíssima resolução, para ter a famosa "experiência coletiva", afinal de contas, não há nada melhor que assistir uma excelente comédia com todos rindo ou um bom suspense com todos pulando da cadeira junto com você.

Com as músicas já acontece assim. Ou você compra CD sem ouvir? Eu só compro CD se gosto muito da banda. Lógico que antes ouço o álbum inteiro em mp3. Mesmo assim, é muito RARO eu comprar o CD, já que quando me dou conta, já estou cansado de ouvir aquelas músicas, que já estão no iPod há mais de 3 meses. Isso já acontece com os filmes também, mas em uma escala muito reduzida, pelo menos no Brasil. Acredito que a maior barreira para que isso aconteça de forma mais rápida, também com o cinema, seja o tamanho dos arquivos de filmes (800 Mb, em média, dependendo do formato).

A partir daí, 2 coisas poderão acontecer, inclusive antes de 2020: A popularização da banda larga e/ou a criação de um novo sistema de compressão de arquivos de vídeo. Imagine o que a compressão de um filme de 800 Mb para 20 Mb, por exemplo, poderia fazer com o mercado. Certamente quem não fazia download de filmes, passaria a fazer.

CONCLUSÃO
Uma coisa é certa: Muita gente, cada vez mais, antes de ir ao cinema, vai conferir o filme em casa. Caso valha à pena assistir ao filme novamente, as pessoas irão ao cinema atrás da "experiência coletiva". Mas também acontece que, muita gente vai ao cinema somente por entretenimento ou para namorar. Para estes, a coisa não muda: pipoca, amassos, risadas e muito barulho na sessão =D

O Cinema Digital e 3D serão padrão, e não mais opções. As animações irão evoluir muito mais, mas os atores ainda estarão lá. Afinal de contas, imagine o desastre: assistir à um drama todo feito em animação computadorizada. Será que você sentiria aquele famoso "nó na garganta?" Bom, tudo é possível. De qualquer forma, deveremos estar vendo Matrix VII, Exterminador do Futuro VIII, ROCKY XIII, Rambo XI... Que venham sequências. Só espero que até lá resolvam o problema com as legendas brancas =D

Até a Parte IV, onde vou falar um pouco sobre como poderá ser a música no ano de 2020!

Leia também:
Parte I: A TV e a Internet no ano de 2020
Parte II: Os Mp3 Players no ano de 2020