quarta-feira, setembro 12, 2007

Como será o Mundo Digital em 2020 - Parte II: Fim dos Celulares e dos Tocadores de MP3?

Cá estamos nós, outra vez, para exercitar algumas possibilidades sobre Como será o Mundo Digital no ano de 2020. Antes de partirmos para o oráculo, vale lembrar, como disse um amigo meu: "Cara, acredito que entre 2010-2015 a maioria dessas coisas já estará vigorando". E é verdade. Estou apenas utilizando 2020 para poder viajar um pouco mais =D

HERE WE GO AGAIN:

COMO SERÃO OS MP3 PLAYERS NO ANO DE 2020?
Os tocadores de mp3, tão populares hoje em todo o mundo (no Brasil graças à FOSTON e a outras marcas, classificadas por algumas revistas, como 'iPobres'), serão bem diferentes das atuais maravilhas da Apple, vide iPod e iPhone.

Se o ano é 2020, obviamente iPods e iPhones estarão superados. Mas o que estou querendo dizer é que o conceito será diferente. Os tocadores de mp3 seguem, atualmente, o modelo de armazenamento com memória flash ou disco rígido. Precisar usar algum tipo de dispositivo para armazenar o conteúdo NO APARELHO, acaba por torná-lo mais caro. É um componente que influencia bastante no custo final.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Se pararmos para pensar um pouco, é quase uma questão de lógica imaginar que os tocadores de música daquele ano não irão possuir mais dispositivos de armazenagem NO APARELHO. Não pelo limite da capacidade de armazenar dados. Esse sempre aumenta, junto com o preço, é verdade. Mas, graças a miniaturização constante dos componentes, esse problema é sempre resolvido. Acredito que ainda ANTES de 2020, iPods e 'iPobres' terão armazenamento REMOTO, via servidores localizados em diversas partes do mundo.

Haverá uma abertura de mercado para suprir esse tipo de demanda, cada vez mais crescente. Você poderá acessar suas músicas diretamente do seu computador ou de um servidor no Japão, por exemplo, onde você pagará uma anuidade irrisória pelo uso do serviço (algo como o pagamento de um domínio na Web). Tudo isso, andando/correndo pela rua.

Recursos de última geração, irão fazer com que a comunicação dos players com seus servidores aconteça de forma veloz, como se o conteúdo estivesse armazenado LOCALMENTE. Vídeos, músicas, slides, telefone, editores de textos, planilhas. A convergência, que hoje é uma tendência, em 2020 será lei. Não haverá mais dispositivos realizando uma única tarefa. É por essa razão que eu acredito no fim dos CELULARES e dos TOCADORES DE MP3. Pelo menos no fim dessas palavras.

Hoje, quem possui iPhone, já não fala mais que possui CELULAR. Haverá tanto recurso neste dispositivo (conversar assistindo a pessoa do outro lado da linha será um serviço comum, estável e de qualidade) que acredito que será chamado apenas de MOBILE, devido a dificuldade de rotulá-lo. Cada empresa, certamente, nomeará a sua cria. Mas para nós, usuários, será MOBILE. Enviaremos filmes inteiros via MOBILE, para outro MOBILE, com qualidade superior a qualquer BlueRay disponível hoje, no mercado.

Resumindo, esses aparelhos não serão revolucionários. Apenas agregarão muito mais funções. A revolução foi a criação do telefone celular, num passado não muito distante. O que virá depois de tudo isso? Talvez em 2020, quando eu estiver escrevendo "Como será o Mundo Digital em 2040", seja bem mais fácil =D

Exageros a parte, acredito que em 2010 este texto estará óbvio ou completamente equivocado.

Até a Parte III.