sexta-feira, setembro 28, 2007

YouTube da Record?

É muito legal quando vemos uma iniciativa partir de alguém que não esperamos. Neste caso, ela partiu da Rede Record de televisão. Como ontem, quinta-feira, houve o lançamento do canal RECORD NEWS, canal de notícias 24horas "ABERTO", houve também o lançamento do website MUNDO RECORD.

A primeira vista, o site do Mundo Record trata-se de um YouTube. Porém, olhando com mais calma, você percebe que não há como enviar vídeos e o que é oferecido ali nada mais é do que TV na Web (até o formato de uma TV é reproduzido na apresentação dos vídeos). Com um padrão de qualidade de imagem excelente, muito superior a maioria dos vídeos disponíveis no YouTube, o Mundo Record oferece notícias captadas direto de seus telejornais.

É como acessar um site de notícias com diversos links. Porém, ao invés de ler as notícias, você assiste à notícia. É tudo muito rápido, desde é claro, que você possua um acesso à Internet via Banda Larga. Faço uso do Net Virtua com 2mb e não tive problemas. Mas nem tudo são flores. Não sei se é porque o serviço foi inaugurado ontem ou por ainda ser um BETA (justamente por ser BETA é que acho que deveria ser ainda mais completo) mas achei o volume de notícias bastante pequeno.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Mundo Record: não é uma maravilha, mas tem grande potencial de crescimento

Não é possível, por exemplo, se você está no trabalho ou em qualquer outro lugar em que não possa ter acesso a uma TV (quem precisa de tv anyway? =]), manter-se atualizado exclusivamente pelo site do Mundo Record. Não há muita variedade. Um outro problema é que não há como filtrar notícias por tema: mundo, economia, tecnologia, artes & espetáculos, música & cinema. Há apenas uma série de links selecionados, cerca de 20 links/vídeos por dia (o que é muito pouco para o volume de informações que temos durante um dia). Além disso, a interação com o usuário é mínima. Está aí algo que poderá ser melhor aproveitado no futuro.

De qualquer forma, achei a iniciativa da Record bastante positiva. Acredito que o serviço pode e irá evoluir bastante. Não deixe de conferir.

Ps.: A TV com a propaganda da Samsung, disponibilizando o link para o site da empresa, foi genial =D