quinta-feira, setembro 27, 2007

YouTube expõe CENSURA da FOX!

Saiu na revista ÉPOCA, dessa semana, na sessão BOMBOU NA WEB, uma nota sobre o vídeo censurado da atriz Sally Field, que foi visto no Youtube mais de 1,1 milhão de vezes.

O vídeo de Sally se trata da premiação do Emmy, que aconteceu na semana passada, quando a atriz foi concedido o prêmio de melhor atriz de drama na série Brothers and Sisters, transmitida pela NBC. Na série, Sally faz o papel de uma mãe cujo filho vai para a guerra do Iraque como soldado.

Ao receber o prêmio, a atriz se empolgou e resolveu dar um pequeno discurso "anti-guerra", onde foi literalmente censurada pela FOX. E assim foi: "Se as mães dirigissem as guerras, não haveria mais...". Neste momento, a FOX eliminou o som da transmissão e retirou o foco da atriz, passando a filmar o auditório a partir de uma visão aérea, só voltando para o palco, no momento da conclusão do discurso da atriz. Assista ao vídeo logo abaixo.



A FOX é acusada de apoiar os interesses de BUSH já há algum tempo. Sem Youtube, o ocorrido não teria tal impacto. Nós, aqui no Brasil, muito provavelmente também desconheceríamos o fato, com a exceção dos que assistiram à transmissão ao vivo, através de tv a cabo. Com a popularização, cada vez mais maciça da Web, eventos como este serão conhecidos mundo afora, o que poderá minar a credibilidade de várias corporações, o que já vem acontecendo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Sally Field:
O Youtube e a Web deram proporções ainda maiores a todo o ocorrido

Mesmo com todo esse buzz gerado em torno de Sally, ainda não há uma reação à altura. Gostamos de falar que a censura é coisa do passado. Parece que não é só no Brasil que, volta e meia, ela resolve mostrar a sua cara. Para o bem de todos, a Web é democrática e sem censura, pelo menos na maioria dos países. Para que haja um "impacto" maior em torno destas questões, a "maldita inclusão digital" se faz necessária. Como disse a Thiane, em um comentário realizado no post anterior, "discutimos a Web como se fosse coisa de elite". A Web não pode ser "coisa de elite". A "maldita inclusão digital" será uma forma de trazer mais opiniões, indignação e, por conseqüência, MAIS AÇÃO.

TOMARA! E você, o que você acha?