terça-feira, abril 24, 2007

As Coisas Como Elas São

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O que estou postando aqui talvez não seja novidade nenhuma para você. É muito provável que você já tenha comentado: "Aquele sanduíche é bonito no menu, mas na realidade ele tem a metade do tamanho quando tenho ele em mãos. Ah, tem menos alface também. Ih, e o tomate? Nem da pra ver, tem que abrir o pão. Só isso de gergelim? Que pedaço de carne pequeno".

Essas e outras observações ocorrem todos os dias diante não só dos tão populares (mesmo após filmes como SUPER SIZE ME) fast foods, mas com relação à propaganda em geral. Em anúncios fica ainda mais visível. Aquele relógio parecia maior e mais polido. Aquela televisão parecia tão mais moderna e atraente. Bom, acho que não precisamos abordar a revista PLAYBOY, certo? :)

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

As figuras que aparecem nesse texto, foram publicadas pelo blogueiro americano J
eff Kay, que fez uma comparação entre
os produtos promovidos por redes de fast food e o que elas realmente entregam aos seus clientes, que geralmente, em contrapartida, emitem um sonoro: "Só isso?".

Há gente que pergunta se os profissionais de marketing não estão atentos à essas questões. Eles estão sim. A questão é que as pessoas, mesmo sabendo que os sanduíches são menores que aqueles vistos no anúncio, ainda assim elas o consomem. Por que? Quando o cliente viu o anúncio, o marketing já cumpriu o seu papel. O desejo já foi estimulado. O cliente já foi fisgado.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Dali em diante, o cliente fará o pedido e, mesmo tomando um susto com o tamanho do lanche, ele irá comê-lo com muita satisfação e, não raras as vezes, fará um segundo pedido. Ao ver esse exemplo dos fast food, me lembrei da campanha recente da Coca-Cola, onde um dos outdoors traz os seguintes dizeres, abaixo de uma garrafa de Sprite: "As bolhas são artificiais para te dar mais sede. Coca-Cola, as coisas como elas são".

As pessoas sabem que as bolhas são artificiais e os sanduíches são menores, mas não resistem a um bom Big Mac e a uma Coca-Cola geladinha. Essa é a verdade. Prova disso é o volume de blogs que estão publicando essas fotos. O primeiro onde vi foi no É Nós, do Ricardo Cianciaruso. Hoje também vi uma referência no site Mundo do Marketing.

A pergunta que fica é: Mesmo as pessoas já tendo ciência deste fato, com a divulgação em tantos blogs, com todo o espanto após perceber o que sobrou do lanche após a primeira mordida, elas vão deixar de ir a um fast food amanhã? Você acha que é necessária uma resposta? :)

Mais fotos em: http://www.thewvsr.com/adsvsreality.htm