sexta-feira, abril 20, 2007

'Segunda Vida' para os Brasileiros!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Second Life
. Está mesmo ficando impossível ignorar esse fenômeno. Mesmo para aqueles que não simpatizam com o software. Revistas, sites, blogs e até mesmo em palestras de marketing, o que se houve é: "Second Life é maravilhoso e representa uma nova tendência em redes sociais. Trata-se de uma nova oportunidade de Marketing".

Embarcando nessa onda, o iG e a Kaizen Games, colocam no ar no dia 23 próximo (segunda-feira), a versão brasileira de Second Life. O nome será o mesmo, apenas com o Brasil no final. O site já está no ar, porém, com problemas de cadastro (será pelo número de acessos antecipados?). Porém, os que já haviam se cadastrado no Second Life original, não se faz necessário um cadastro novo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Será que pega?

Bom, vamos falar novamente de Second Life. Acho a idéia muito boa, grupos sociais são tendência na Internet já há algum tempo. E isso tende a crescer ainda mais. Cada vez mais e mais empresas estão aderindo a esse mundo.

A Adidas (que em Second Life está presente vendendo os mesmos itens das lojas físicas), a Toyota (que está disponibilizando test-drives virtuais de seu mais novo compacto, o Scion xB
), a BBC (promovendo festivais de música), além de bancos e inúmeras outras empresas que estão se afiliando, são apenas alguns exemplos.

Porém, publicidade na Segunda Vida sai caro. É preciso muito dinheiro na Primeira Vida. Os valores de espaços publicitários estão variando em torno de 30 a 100 mil reais, por mês. Mesmo assim, a avalanche de empresas que continua aderindo, é grande.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Brasil está em 7º lugar no ranking de acesso. Os EUA são os maiores freqüentadores de SL

Já houve até palestra da Petrobrás sobre tecnologia e meio ambiente. Mas tudo bem. E nós, brasileiros? Como estamos reagindo a esse fenômeno? Ler sobre o que acontece lá dentro, realmente da uma perspectiva muito boa de Second Life. Faz você pensar: 'Caraca, mas como isso é possível? Preciso fazer parte nessa maravilha, desse mundo'.

Eu fui um dos que pensou assim. Me cadastrei no Second Life original há algum tempo atrás. Achei interessante. Nada mais que isso. Não achei a interface tão amigável. Para quem quiser descobrir mesmo se vale a pena, sugiro bastante dedicação e exploração, uma vez que já há gente ganhando dinheiro por lá. Mas e se você quer apenas se divertir?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
O Campus do Virginia Tech também faz parte de Second Life. Atualmente, está em luto

A versão original, como todos sabem, é em Inglês. E, também não é novidade que a maioria dos freqüentadores de Second Life falam a língua inglesa. Há, é claro, as comunidades brasileiras. Até visitei algumas. Sinceramente? Fiquei decepcionado com o que vi. Fiquei sem o que fazer, andando para lá e para cá.

E tem mais: se você procura gráficos bonitos, pode esquecer. Tudo é muito artificial e travado. Isso deve acontecer pela dimensão do jogo. Esse efeito é ainda mais visível em máquinas com poder de processamento baixo. Quer algo verdadeiramente bem feito? Playstation Home, que surgirá ainda em meados deste ano. Mas vamos aguardar, afinal 2007 AINDA não está sendo o ano da Sony :)

E com o Second Life Brazuca? Como fica?

Bom, certamente, tudo isso poderá ser desconsiderado com o lançamento do Second Life Brasil. O fato de ser nacional, sem dúvida fará com que muitas barreiras sejam quebradas. Acesso a menus, comunidades brasileiras mais numerosas, pessoas conhecidas, lojas nacionais, serviços mais voltados a nós, brasileiros e etc.

Second Life, na verdade, para decolar de vez, depende, principalmente no Brasil, da famosa velha história: a popularização dos serviços de Banda Larga.

Já houve muito crescimento, mas parece que para a Web 2.0 atingir o seu nirvana, será mesmo necessário ainda algum tempo. Quanto mais pessoas tiverem a possibilidade de fazer parte desse novo mundo de integração, troca de informações e até de soluções, será melhor, já que várias empresas estão detectando a possibilidade da criação coletiva com clientes.

Mas isso é assunto para uma próxima conversa ...

Para acessar o Second Life Brasil: http://www.secondlifebrasil.com.br/