sexta-feira, abril 06, 2007

Celular 100% gratuito? Sem conta? YES baby...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Ligue para ela e fale por horas a fio :)

Concorde: o título desse post é, no mínimo, provocador. Tudo bem, celular gratuito já não é mais novidade em lugar nenhum. Mas celular sem conta? Não não. Não é pré-pago. A operadora européia Blyk, está entrando no mercado com a proposta de oferecer celular SEM CONTA. Simples assim: você faz uso do aparelho, como bem entender e, no final do mês, você não recebe conta alguma para pagar. Também não é preciso comprar créditos.

Seu único gasto será de energia elétrica, ao alimentar seu celular através do carregador (também, aí já era demais, certo?). Você deve estar se perguntando: mas como essa companhia irá sobreviver? Simples: ela será patrocinada por anunciantes, que irão bancar todo o serviço. Como? Ao ser usuário da Blyk, o usuário deverá concordar em receber anúncios personalizados, das mais variadas empresas, dos mais variados serviços, através de SMS, vídeos e afins.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Logo da Blyk: e provável que seja tão conhecido como é hoje o do Google

Trocando em miúdos, trata-se de mobile marketing, ou mobile advertising, como se fala na Europa. Este marketing móvel, será totalmente personalizado para cada usuário. Quem fizer parte do serviço, por exemplo, não irá receber conteúdo irrelevante. Essa é, inclusive, uma das chaves da Blyk: além de não possuir conta, o usuário irá receber conteúdo relevante. As empresas interessadas em anunciar, comprarão espaço (horas ou lotes de anúncios), que serão, posteriormente, estudados para serem distribuídos para perfis de usuários diferentes.

Achei esse modelo interessantíssimo. De qualquer forma, não se trata de algo inédito. A própria TV Aberta funciona dessa forma. Todo o conteúdo produzido para ela, é financiado pelos anunciantes. Parece que agora irão começar a surgir as Operadoras Abertas. Bem, como estamos no Brasil, aqui ainda deve demorar para a novidade estrear. A Blyk irá começar a funcionar somente no meio deste ano. Até o momento, o suporte incluirá somente, parte da Europa.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Conteúdo relevante = resultado para cliente/anunciante

A medida que as operações forem se normalizando e os serviços forem recebendo demanda, acredito que a expansão deva ocorrer de forma mais acelerada, uma vez que mobile marketing é tendência FORTE, sendo inclusive, um dos novos pilares de sustentação do marketing para o século 21.

Para quem se interessa pela assunto, sugiro assistir à entrevista com Leonardo Xavier, presidente da Tellvox, empresa de Mobile Marketing brasileira. Para assistí-la, clique aqui.