quarta-feira, abril 25, 2007

Let's Talk: Marketing blá blá blá

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Mobile Marketing, M-Marketing. Muito tem se falado de marketing & propaganda através de celular. E muito se vê quando o assunto é evolução nessa área. Na verdade, estamos vendo, pelo menos no Brasil, mais promessas do que ações efetivas.

Já há alguns casos de sucesso, mas a verdade é que o número de pessoas que possui aparelho celular com recursos de vídeo (recebimento de imagens coloridas, bluetooth, transmissão em alta velocidade) ainda não é o suficiente para fazer emplacar definitivamente o m-marketing, que no Brasil, basicamente tem feito mais uso de SMS do que vídeos propriamente ditos.

Mas isso vai mudar logo. Antes do que imaginamos, como sempre. Talvez não como sempre, mas desde que o mundo decidiu acelerar as passadas com relação ao futuro. Futuro? Ok, sem mais delongas, o Leonardo Xavier, dono do blog Mobilizado e da Agência de Mobile Marketing TellVox, colocou um link bastante interessante sobre a TXTual Healing.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O serviço, criado pelo americano Paul Notzold, consiste basicamente em projeção de imagens em superfícies lisas de prédios, muros, lojas e etc. As projeções são em formato de balão de história em quadrinhos. Um tema é colocado no ar: 'Do que você tem medo? SMS para 0800 666687', por exemplo.

As pessoas que passam em frente aos locais onde está sendo projetada a imagem, imediatamente pegam seus celulares e começam a interagir, cada uma escrevendo uma palavra ou frase sobre o que teme.

Algumas enviam SMS bobos (em sua maioria é claro) com coisas do tipo: 'Pela noite, tenho medo de olhar debaixo da minha cama', variando entre temas menos superficiais, porém nada geniais, como 'Bush é a real ameaça'. Contudo, não é o que as pessoas falam o que realmente interessa.

Olhando para esse serviço, fico imaginando o potencial dessa idéia. Logo deve estar sendo utilizada para comunicar o lançamento de produtos e serviços. Imagine, por exemplo, fazer parte de uma ação de marketing sem tomar conhecimento, apenas se divertindo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

É o que a maioria das novas ações de marketing sempre deseja: entreter o consumidor, causando distração para que no final, um link para um site ou a imagem de uma logomarca, apareça de forma natural, associando toda a experiência com a marca em questão.

E é essa fórmula que pode fazer a diferença, em tempos onde os produtos não se diferenciam tanto pelo design e nem pela qualidade. A comoditização tem imperado. Todos buscam eficiência. Assim sendo, experiências são mais difíceis de ser copiadas ou esquecidas, uma vez que mexem com a emoção das pessoas.


Pichação sem prejuízo :)

É possível imaginar promoções diversas, prêmios, tudo para incentivar os pedestres a interagir com o conteúdo. Acredito que a colaboração espontânea seja mais eficaz que o recebimento de vídeos de forma involuntária. Mas ainda é cedo para apostar em um modelo definitivo.

O marketing do século 21 está apenas mostrando a sua cara. E essa cara é grande. Gigante, para falar a verdade. E as expressões dessa nova face ainda nem apareceram. Eu acredito em um rosto bem humorado :)

Para ver mais sobre esse serviço, clique no link a seguir: http://www.txtualhealing.com/movies/demo.mov