sexta-feira, abril 13, 2007

Simulação de Drogas? Em Mp3?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Droga Virtual. Não parece algo relacionado com ficção científica? Pois é, só parece.

A I-Doser, empresa que atua no nicho de mercado de pessoas que gostam de simular o efeito de drogas via arquivos de Mp3 (?), está, aos poucos, ganhando cada vez mais adeptos.

Como isso é possível? Basicamente, o interessado faz o download do software gratuitamente, que vem acompanhado de duas doses de drogas diferentes, em formato Mp3. Uma delas é um estimulante e outra um relaxante. Caso o usuário decida por uma simulação mais intensa, ele pode optar pela compra de arquivos que simulam cocaína, ecstasy e assim por diante.

A tecnologia é baseada no conceito de Binaural Brainwaves, que trata das ondas cerebrais que são influenciadas por meio dos dois ouvidos à determinadas frequências de som.
Por curiosidade, procurei pela comunidade no Orkut. A comunidade principal (com 3.577 membros) possui um sistema de pesquisa e, em uma das enquetes, há a seguinte questão: 'As Doses em Mp3 funcionam?'

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Cuidado: ela pode apenas estar ouvindo música :)

A maioria (47%), responde que não sabe. 30% afirmam que sim, as doses em Mp3 funcionam e 21% afirmam nunca terem sentido nada. Pessoalmente, acredito que a coisa funciona baseada no psicológico. É como muita gente que fuma maconha pela primeira vez. 'Vou fumar e ficar muito louco'. A maioria acha que fica por estar mentalizando aquilo.

Experimentei alguns doses e o que senti foi um certo desconforto trazido pela frequência contínua dos sons. Talvez eu não tenha me 'chapado' por não ter utilizado fones de ouvido e por não ter me trancado em um quarto escuro. Não tive paciência e nem terei.

Quer tentar? Vai em frente e depois comenta aqui :)

Fica a pergunta: Nessa era de digitalização, algum dia as drogas serão digitais? Viciados poderão se drogar sem estarem se prejudicando? Haverá um comércio legal e acessível à todos? Pode parecer insano pensar nessa hipótese, mas o fato é que o homem sempre encontra e sempre irá encontrar um meio de se DESLIGAR desse mundo que, ultimamente, tem se mostrado cada vez menos simpático.

Adaptações, quebra de paradigmas, questões ambientais, desconforto. Mas nós VENCEREMOS, como sempre. E logo, tudo irá mudar denovo e denovo. Aproveito para deixar uma frase que li em alguma revista, mas não recordo em qual:

"A única coisa que não muda no mundo é que o
mundo está
sempre em mudança".