quarta-feira, abril 04, 2007

Negócios de Alto Nível

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Época Negócios: estréia louvável

A capa da revista que você vê aí em cima, trata-se do mais novo lançamento da Editora Globo: A Época Negócios. Da mesma forma como a Veja tem a sua extensão Exame e a Isto É a Isto É Dinheiro, chegou a vez da revista Época (que inclusive está com uma bela capa nesta última edição) parir a sua extensão. E que extensão!

Revistas de negócios, com o tempo, tornam-se repetitivas e, muitas vezes, acabam se tornando formais demais. Tornam-se, vamos dizer, aqui entre nós, quadradas. Quando experimentam falar sobre algo que não faz parte da pauta comum, acabam fazendo de uma forma piegas, atrasada. Meio que perdem a batida da coisa.

A Época Negócios vem com uma proposta completamente diferente das revistas de negócios disponíveis hoje, no mercado brasileiro. É uma revista dinâmica. É articulada e ousada. Usa cores nada comuns em revistas do tipo. A Época Negócios fala de iNegócios e de iNovação. Ela está inserida na iConomia, a Economia Digital. Prova maior disso, é a materia com 10 páginas, dedicada à Steve Jobs e ao seu brinquedinho mais querido e desejado de todo o mundo: o iPod.

A matéria é extensa e profunda, falando de Jobs e da evolução da Apple até os dias atuais, onde só a venda de iPods responde (pasmem) por 48% do negócio da empresa. Para se ter uma idéia do fenômeno, o número de usuários de iPod aumentou 235 vezes, desde o seu lançamento. É, sem dúvida, a verdadeira iPoditização do mundo. Enquanto isso, o Brasil continua sem o lançamento oficial do brinquedo por aqui. Até o momento, ainda sem previsão de lançamento por aqui, até porque o custo elevado talvez nem justificasse toda uma operação nacional (por enquanto), a Apple deixa os brasileiras a ver navios, onde grande parte deles compram iPobres (nome infeliz destinado aos mp3 players genéricos)

Mas nem só de Apple e de Jobs vive a Época Negócios. Uma excelente entrevista com 10 perguntas, com o chefão de RH do Google, mostra como conseguir a vaga na empresa mais desejada do momento, além da reportagem mais do que especial da nossa querida Embraer, onde é detalhado todo o processo de montagem artesanal dos aviões fabricados pela empresa. Isso sem falar, é claro, nas seções de debates de idéias para um cenários futuros, a matéria com a única executiva brasileira que está na lista dos 50 maiores executivos do mundo, nas colunas de Max Gehringer, Don Peppers...

Outra coisa: o padrão da revista é excelente. Papel de primeiríssima qualidade e layout modernoso. Imagem é tudo. Na minha opinião, a estréia não poderia ter sido mais elegante. Parabéns, também, ao Marketing que, certamente ajudou a tornar realidade, essa ótima publicação. O preço? Tudo pela bagatela de R$ 9,90. Achou caro? Então experimente folhear a revista. São, nada mais, nada menos, que 200 páginas! Ok, é edição de lançamento. E é mensal :)