domingo, abril 01, 2007

A Revolução da Web TV

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Web TV: uma gama de novas opções ao 'webspectador'

Web TV. A idéia já não é lá assim tão nova. Assistir vídeos através da Internet, já é algo bastante acessível à muita gente. No Brasil, o mercado de banda larga vem crescendo a passos largos. Dados indicam um crescimento superior ao do mercado de TV a Cabo. A velha conexão dial up tende a sumir. Os preços pagos hoje, por uma conexão de banda larga são, por exemplo, muito mais acessíveis do que há dois, três anos atrás. Chegaremos em um ponto onde o preço para acessar a Internet será irrisório, senão ZERO.

Assim como a TV Aberta, a Internet tende a se popularizar de uma forma muito mais massiva. Ela estará dentro de nossas vidas. E não só quando sentarmos na cadeira para fazer a conexão. Fará parte de TUDO. Podemos, as vezes, não perceber, mas as empresas de telefonia estão se correndo atrás da máquina para poderem abocanhar cada fatia de mercado. Como hoje a banda larga é um serviço basicamente dedicado a um público de classe A e B, essas operadoras estão quebrando a cabeça para poderem lucrar com todo o mercado ainda não explorado que está fora desta faixa. Como no Brasil vivemos em uma realidade econômica bastante diferente da do 1º mundo, onde serviços de banda larga estão muito mais popularizados, as operadoras estão em busca de soluções. Departamentos de Marketing estão criando novos serviços, soluções e novas formas de incluir mais pessoas neste jogo.

Um serviço que me surpreendeu bastante, foi o da Telefônica de São Paulo. Mesmo que ainda não tenha sido lançado, o pay per banda funciona basicamente da mesma forma que o já conhecido pay per view: você fará a compra de um determinado programa na rede e o assistirá totalmente através de banda larga. Assim que o programa terminar, a sua conexão voltará ser discada. Não será necessário possuir serviço de banda larga 24 horas. Está aí uma oportunidade para que não faz uso de banda larga durante todos os dias da semana, e acha injusto pagar a mesma mensalidade para fazer uso do serviço somente nos finais de semana.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
WTN: informação de alto nível para pessoas exigentes

Com todas essas facilidades, começam a surgir programas e canais cada vez mais atrativos na Internet. Assisto com bastante frequência ao WTN (Web Television Network). O WTN é um canal de variedades de excelente nível, para pessoas de bom gosto. Há programas de Cinema, Culinária, Saúde, Entretenimento, Esportes, Marketing & Negócios e por aí vai. Um de seus fundadores é egresso da Rede Globo. Caso você possua banda larga, é obrigação sua conhecer esse portal. O conteúdo é bastante refinado, além de contar com profissionais de ponta, como Renata Boldrini, que trabalhou por um longo período apresentando o CineView, na Rede Telecine, da GloboSat.

Ainda no embalo da Web TV, recomendo, com URGÊNCIA, que você ouça/assista o programa Marketeria. O programa, que utiliza o formato mesa redonda, conta com verdadeiros Magos do Marketing, onde são discutidos temas de vanguarda com convidados renomados no mercado. O último convidado foi Marcelo Smarrito, sócio da WTN, que conta como essa nova televisão inteligente está movimentando a web
. Para acessar esta verdadeira AULA, que você NÃO PODE perder, escolha um dos formatos abaixo:

Para ouvir, clique aqui

Para assistir, clique aqui

APROVEITE, é FREE :)