sábado, abril 28, 2007

Google, a Nº 1

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Quanto tempo é necessário para a sua empresa estar no topo do mundo? Talvez essa seja uma pergunta que a Google possa responder para você.

A notícia revelada nessa semana noticiando que o Google é a marca mais valiosa do mundo, valendo cerca de US$ 66,434 bilhões, sem dúvida surpreendeu muita gente. Sempre estivemos acostumados a ver empresas como Microsoft, GE, Coca-Cola e Marlboro no primeiro lugar.

O que mais me intrigou não é a Google estar no topo como a marca mais valiosa do mundo. As empresas que sempre estiveram no topo, existem há cerca de duas, três, quatro décadas, algumas até mais. A Google, que ainda não possui nem dez anos de vida (foi fundada em 27 de Setembro de 1998) não pertence a esse grupo. Se a Google fosse uma empresa pertencente à chamada Economia Velha, certamente teria levado muito mais tempo para atingir o status que possui hoje.

A lição está aí. A Economia Digital chegou para ficar. Empresas Digitais possuem a larga vantagem de não possuir barreiras geográficas. Como o Google dispõe de todos os seus serviços na Internet, todo o planeta tem a facilidade de fazer uso de seus serviços na hora que bem entender. De graça!

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As 10+ no Rank da BRANDZ: em seguida (não exatamente nessa ordem) estão McDonalds, Apple, Disney, Intel, Starbucks. Todas atrás do fenômeno Google

Enquanto outras empresas se preocupam com logística, construção de novos parques industriais, filiais e inúmeros outros fatores, o Google está on-line. É fato já há algum tempo: o mundo está convergindo para a Internet. Dito isso, deixo vocês com o mestre
Joi Ito, um dos maiores investidores da Economia Digital, que cedeu entrevista à Revista Época Negócios neste mês. Selecionei alguns trechos da entrevista, que é uma verdadeira aula. Enjoy:

É mais fácil investir na nova ou na velha economia?
As pessoas ficam animadas com a nova economia, gastam um dinheirão nela e formam a tão falada bolha. Isso não é necessariamente bom. Além disso, temos governos e grandes companhias protegendo as formas antigas de trabalhar. Países como os EUA, palco de economias engessadas, em que brotam monopólios como Hollywood e Microsoft, são muito lentos. Demoram nas inovações - mesmo que, paradoxalmente, pareçam correr. No Brasil há grandes avanços. Há uma cultura empreendedora e livre, há menos rigor com os velhos esquemas econômicos - ao menos é assim que pensam as novas gerações. O Ministério da Cultura, liderado pelo Gilberto Gil, é defensor do código aberto, da democracia digital. Estava conversando com Gil, e ele me disse que o Brasil está saltando do século 19 para o século 21.

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Joi Ito: de palhaço ele não tem nada

Onde o senhor põe seu dinheiro? Em jogos online, blogs, no site de buscas Technorati, mas especialmente em tudo que for "wiki" - o meu radar só flagra o que é compartilhamento de informação. De preferência nas pequenas empresas, recém-nascidas, com espaço para crescer. Aposto na inovação.

O que é inovação? A definição simples que todo mundo usa é criação de novas idéias, novos negócios, novas tecnologias. A maior mudança é, que antes, as inovações eram criadas por especialistas, em grandes companhias e universidades. Hoje, brotam de amadores, de pequenas empresas, por meio de hackers, por meio de gente que não tem nenhum tipo de autoridade. As coisas são feitas de baixo para cima. O poder está indo para essas pessoas, a internet mudou a maneira como pensamos inovações.

Qual é o próximo grande evento da internet? A cultura do compartilhamento. É o futuro da tecnologia. Antes, havia separação entre o mundo real e o ciberespaço. Essa divisão é coisa do passado. A próxima geração já não fará mais essa distinção. Deixaremos de pensar em negócios no mundo real e negócios por meio da internet. Será tudo uma coisa só, regida pelo compartilhamento, pela troca intensa de conhecimento. As crianças que hoje usam o MSN e brincam nos videogames serão líderes de um planeta mais aberto, e, portanto, mais igualitário.

Acho que o Ito já disse tudo. Até a próxima :)

P.S.: Para ler a entrevista na íntegra, acesse http://www.epocanegocios.com.br