segunda-feira, abril 30, 2007

Marketing Desastrado

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Com a Internet, nada escapa: essa é a foto que está gerando toda a polêmica

Que a SONY também é conhecida por suas campanhas de marketing pra lá de bizarras, não é novidade nenhuma para os mais antenados. A campanha de divulgação do Playstation 3, por exemplo, chegou a colocar medo em alguns quando demonstrava um bebê extremamente bizarro, se emocionando com o console e seu design, no maior estilo 2001: Uma Odisséia no Espaço, do gênio Stanley Kubrick, onde o Playstation 3 poderia ser comparado ao monolito.

A mais nova da SONY, em termos de propaganda bizarra, remete à uma campanha local, realizada na Grécia, em uma festa de comemoração do lançamento do game God of War II (um dos produtos mais bem sucedidos da empresa), para o antigo Playstation 2, na Europa.

Vamos aos fatos: para quem não conhece, God of War II é um jogo de mitologia Grega para Playstation II que quebrou paradigmas da indústria não somente por ser EXTREMAMENTE violento, mas por possuir, aliado a isso, uma jogabilidade EXTREMANENTE prazerosa e viciante, além de contar com visuais jamais vistos rodando em um Playstation 2, cujo hardware já é considerado, pela indústria, ultrapassado para os padrões atuais. De qualquer forma, essa discussão renderia outro texto :)

Voltando a God of War II, só esses elementos já serviram para promover o game que, até agora, já vendeu perto de 1 milhão de cópias só nos EUA. Na onda do frenesi, a SONY resolver apelar mais uma vez. Na festa de lançamento do game na Europa, foi montado um stand com um guerreiro e uma guerreira (uma referência a Kratus, guerreiro do jogo?).

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
O jogo em questão: fora de toda a polêmica, God of War II é um dos melhores produtos já lançados pela SONY

À frente deles, se encontrava uma cabra recém-decaptada, ainda com sangue se esvaindo. Apelação? TOTAL. Além do exagero da campanha, o figurino utilizado pelos guerreiros não chegava a lembrar nem de longe o herói Kratus, de God of War II. Um mal gosto sem precedentes. Isso sem falar na completa violência gratuita. Pessoalmente, não encontrei nenhuma associação ao game através dessa campanha.

Aliado a isso, a revista oficial do Playstation, que também circula na Europa, divulgou as fotos e falou sobre a campanha de forma completamente indelicada:
"Que tal comer intestinos crus e ainda quentes de uma carcaça de uma cabra recém-degolada?" A matéria ainda lançava a pergunta: "Até onde as pessoas irão para ter um Playstation 3?". Quem comesse os intestinos do animal, provavelmente ganharia um Playstation 3. Fica a pergunta: se a revista é OFICIAL do Playstation, certamente a SONY exerce algum poder sobre ela :)

Não demorou para essa história repercutir mal. Sabendo da matéria na revista, a SONY ordenou que fossem recolhidas das bancas. Porém, os assinantes acabaram recebendo os exemplares antecipadamente. O estrago já estava feito. Em resposta às críticas, um executivo da SONY admitiu a natureza imprópria do evento e que tomará as medidas cabíveis para punir os responsáveis (que papo mais fabricado esse ¬¬).

Depois de todo o leite derramado, ele ainda afirmou que alguns pontos referentes à campanha foram divulgados de forma equivocada pela revista Playstation: os miúdos, supostamente do animal, eram na verdade uma receita tradicional grega; a cabra não foi morta especificamente para o evento, e sim comprada pela organização em um açougue.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Enfim, uma estratégia de marketing desastrada e de extremo mal gosto. Impacto? Causou sim. Mas acredito que o nome da empresa tenha saído ferido desse evento. Além do impacto negativo, alguém aí, a essas alturas, realmente acredita que o animal foi comprado de um açougue?

Em tempos de alerta ambiental e tantas outras questões, uma campanha desastrosa como essa causa, sem dúvida, muito prejuízo. A campanha foi realizada somente na Grécia. Mas, com a Internet, essa mancada já se tornou GLOBAL. Experimente digitar no Google Gof of War II + goat.

Uma coisa é fato: muita gente que não conhecia God of War II, certamente vai querer conferir de perto. Quanto a isso não há duvida. Mas também não há duvida que os meios utilizados para atingir o resultado foram péssimos.

Até agora, 2007 para a SONY não tem rendido bons frutos, pelo menos na divisão de entretenimento, mais precisamente quando falamos do revolucionário e inatingível Playstation 3.

Já dizia Lobão: Decadence avec alegance :)

Curiosidade: Perceba que a guerreira que se encontrava ao lado do guerreiro, estava com os seios a mostra, cobertos apenas por uma tinta vermelha. Porém, o sangue e a cabra degolada, fizeram com que a moça ficasse em segundo plano :)