segunda-feira, abril 16, 2007

O Fim da Tv a Cabo?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
The Trance Channel: show com o DJ Skazi

Segunda-feira, 16 de Abril de 2007. Acesso a minha caixa de e-mails e, para minha surpresa, recebo o e-mail do Joost me desejando boas-vindas e FINALMENTE, liberando meu acesso ao sistema como um Beta Tester.

Se falei grego para alguns, o Joost trata de um programa criado por Janus Friis e Niklas Zennstrom, ambos criadores do KaZaa e do Skype. Fala-se que o Joost fará com a Tv, o que o Skype fez com o telefone. O novo projeto dessas duas feras, que foi iniciado ainda no ano passado sob o nome de Venice Project, permite que o usuário assista filmes, shows, documentários e programas de estilos até então inimagináveis, através desse programa, chamado Joost.

Apontado como o matador da Tv a Cabo, o Joost tem potencial para se tornar uma das ferramentas mais populares da Internet, desde o Youtube. Se todo o hype gerado em torno do programa vai realmente ser justificado, é uma questão que não podemos responder agora, já que o programa ainda não está disponível para o público em geral e nem está em sua versão final. Além do mais, faltam ser fechadas muitas parcerias entre conglomerados maiores, como NBC, ABC, CNN, etc.

Além disso, haverá a possibilidade de o próprio usuário disponibilizar seus vídeos para compartilhamento, uma vez que o programa roda no modelo P2P, o mesmo do KaZaa e de outros programas de compartilhamento de música. Ao que me parece, a sustentabilidade do modelo, pelo menos nessa fase inicial, se dará através de anúncios antes dos programas, no melhor estilo This Program is Brought to you By. Assim que a coisa começar a tomar corpo, esse modelo deve ser revisto.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
The Soccer Channel: Ronaldo em pauta quando o assunto é futebol

Agora, falarei um pouco desse meu primeiro contato com o Joost. O que mais me chamou a atenção foi a simplicidade do programa. Parece ter sido projetado pela Apple, baseado nos princípios de Steve Jobs, tamanha a simplicidade. É tudo muito intuitivo. O design também não fica atrás, demonstrando muito bom gosto.

Eu não poderia deixar de falar da qualidade de imagem. Um dos pontos fracos do Youtube é exatamente esse, a qualidade dos vídeos. No Joost, a maioria dos vídeos estão em boa resolução e, alguns, em alta. Alguns já exibem, inclusive, o formato widscreen.

Agora, o que vai fazer com que o Joost vingue ou não é o seu principal chamariz: os canais. Ainda fico impressionado com as possibilidades que a própria Internet tem a oferecer. O mercado de nichos é uma delas. E, no Joost, o que se vê é a concretização desse mercado. Há canais para todos os gostos e tipos de pessoas.

Há, por exemplo, o The Hobby Channel (hobbies), The Trance Channel (música Trance), The Soccer Channel (futebol), The Recipe Channel (gastronomia), Havoc Television (esportes radicais), Live @ Much (shows musicais), Hot & Wet (comédia na praia), Fifth Gear (reviews sobre carros), Indie Flix (filmes alternativos), Guinness World Records Tv (programa de recordes do Guiness) e vários outros. Tem para todos. Não há como não assistir. Enquanto a Tv a Cabo oferece pacotes de canais fixos, o Joost adiciona, em média, cerca de 5 a 10 canais novos por mês, nos mais variados estilos. Não há como competir.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Tela de escolha de canais: simplicidade e várias opções

Já assisti a um show do Prodigy, do Basement Jaxx, documentários diversos, programas de esporte, cultura, entretenimento. Uma outra questão que também vem emergindo com o lançamento do Joost: O Joost irá tomar conta da Tv digital? Bom, o programa oferece tudo e mais um pouco. Interação através de chats com outros usuários, que podem inclusive, conversar sobre o seriado predileto que está sendo exibido em TEMPO REAL.

Bill Gates já afirmou: Em 5 anos, é possível que o Joost ultrapasse a Tv Digital. Apesar de achar o comentário de Bill um pouco precipitado, levando em conta principalmente os mercados fora dos EUA e da Europa, com relação a conexão banda larga (O Joost exige que você tenha, no mínimo, um link de 1 Mega).

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
No batente, uma das funcionárias do Joost: construindo a revolução

O programa ainda não está aberto ao público em geral. Somente os que se cadastram no site e esperam, em média, de 2 a 3 meses pelo convite , é que podem acessar esse mundo maravilhoso de novas possibilidades. Mesmo assim, muitos que se inscreveram já receberam o convite, incluindo este que vos escreve.

Como toda a base de servidores ainda não está instalada, fato que fica comprovado na interrupção repentina da transmissão de alguns programas, acredito que durante este ano, a empresa investirá maciçamente em base tecnológica, realizando testes e melhorias. A abertura para o público, segundo a própria empresa, deve acontecer ainda este ano.


Recentemente foi anunciado um acordo com a rede de Tv CBS, que incluirá a transmissão de seriados como CSI, um dos campeões de audiência nos EUA. Além de conteúdo atual, também será disponibilizado material antigo.

Para se cadastrar no Joost: http://www.joost.com/