segunda-feira, outubro 15, 2007

A Apple é páreo para a Nokia?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Estamos sofrendo um verdadeiro bombardeio de informações da Apple e do lançamento de seus aplicativos. Todos os dias, surge alguma novidade, seja do destravamento do iPhone, polêmicas acerca da parceria que amarra o iPhone à operadora AT&T, entre outras. Há um buzz interminável em torno do iPhone.

Desta forma, acaba pairando no ar, uma certa impressão de que a Apple está dominando o mercado de celulares. No entanto, a realidade é bastante diferente. A Época Negócios deste mês, está com uma matéria muito boa, onde aborda a guinada da Nokia em busca de liderança em serviços de Internet. Entre algumas medidas tomadas pela empresa, está o lançamento do portal de venda de músicas online Nokia Music Store. Pelo visto, teremos várias lojas do tipo, cabendo aos players, disputar mercado através da exclusividade na venda de artistas.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Loja online da Nokia: mais concorrência e vantagem para os consumidores

O CEO da Nokia, OPK [ele é finlandês e seu nome é quase impronunciável: Olli-Pekka Kallasvuo], está dando sinais de querer competir com nomes como Steve Jobs, Bill Gates e Eric Schmidt. A Nokia está comprando uma série de empresas de serviços Web, para poder agregá-los em seus telefones celulares. Entre eles, a distribuidora de música online Loudeye, a Gate 5 [companhia de software de navegação com GPS], e o Twango [portal de compartilhamento de fotos, vídeos e áudio].

Alguns dados da matéria da revista:

- 3 bilhões de pessoas no mundo têm celulares. Destes, 900 milhões são Nokia;

- De cada 100 novos celulares vendidos no mundo todo, 36,9 são da Nokia. É mais do que Samsung, Motorola e Sony Ericssom vendem juntas;

- A Nokia vende cerca de 1 milhão de celulares por dia e vai fechar este ano com 360 milhões de aparelhos comercializados;

- Já a Apple sonha em vender 10 milhões de celulares antes do fim de 2008.

Com estes dados, já é possivel chegar a uma conclusão: A Apple vai precisar remar muito para chegar a incomodar até mesmo, as concorrentes menores da Nokia. No entanto, devemos admitir que a empresa de Jobs recém chegou ao mercado. Ela tem a seu favor, um CEO carismático e um aparelho celular [é estranho chamar o iPhone de celular, não é mesmo?] que sucede e inclui todas as características do iPod, inclusive todo o charme e glamour.

Tudo isto vai ajudar a Apple nessa escalada. Porém, não temos como negar que será muito difícil e que poderá levar anos a fio. No entanto, já vejo várias pessoas desistindo de celulares ditos 'comuns' para 'dar um jeito' de comprar um iPhone.

Bem, logo a coisa deve esquentar ainda mais, com a chegada do tão alardeado Google Phone. Eu, por enquanto, sigo com meu celular velhinho, que só envia SMS.

Para ler a matéria "A Nokia quer ser POP" na íntegra, acesse este link. Vale a pena!

Assista também, ao vídeo de apresentação da Nokia Music Store, logo abaixo.