terça-feira, outubro 09, 2007

Google sai às compras novamente

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

E a Google 'papou' mais uma. Dessa vez, a empresa comprou o Jaiku [serviço de microblogging, semelhante ao Twitter]. Para falar a verdade, eu nunca tinha ouvido falar do Jaiku. Sei que o serviço é Finlandês. Também sei que ele possui o mesmo perfil no Twitter.

Mas por que será que a Google não comprou o Twitter, que já é muito mais difundido no mundo? Tentei acessar o Jaiku, mas você só ganha acesso depois que preenche um campo informando seu e-mail, para que eles te enviem um e-mail. Aparentemente, o Jaiku não tem uma grande vantagem com relação ao Twitter.

Bom, a Google deve ter uma boa razão em ter optado pelo Jaiku. Li no blog do Tiago Doria que o Orkut está para abrir a sua API, o que irá permitir que usuários desenvolvam vários aplicativos para o site. Estaria a Google planejando alguma integração do Orkut com o Jaiku? Bom, mesmo que esteja, já não é tarde demais?

Acredito que a Google dormiu no ponto com relação ao Orkut. Enquanto o MySpace avançava e agregava cada vez mais usuários, a Google pouco fez para incrementar o Orkut [na realidade não fez nada relevante]. Demorou mais de 3 anos para implementar um layout descente.

Enquanto a Google dormia no ponto, surgia o Facebook. Seu lançamento, desde o início, chamava a atenção por possuir características essenciais, que o Orkut não oferecia, entre elas, maior privacidade. Mesmo assim, a Google resolveu 'virar para o lado' e dormir um pouco mais.

O Facebook não saia da mídia. Logo abriu sua API e deu início à revolução das redes sociais. Agora, quem faz cadastro no Facebook fica apaixonado pela ferramenta. Eu, pelo menos, acesso o Facebook apenas para fazer uso da convergência que o serviço oferece. E o Orkut? Parece que só agora a Google resolveu correr atrás da máquina.

Certo, o Core Business da Google não está nas redes sociais, concordo, mas porque ter deixado o Orkut tanto tempo na geladeira? Será que não acreditavam no potencial de crescimento da ferramenta? Achavam que as redes sociais seriam apenas modas passageiras?

Bom, o fato é que agora o Facebook já é o dono do novo modelo de redes sociais. E, quando se é o primeiro, tudo fica mais fácil. Já o segundo...