segunda-feira, outubro 22, 2007

CONECTADOS, mas não desligados do MUNDO

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Hoje, uma notícia publicada no site do TERRA, me chamou a atenção: "A Internet beneficiou o Mercado de Livros". Acredito que muita gente, pelo menos no início da Internet, acreditava que os livros talvez fossem mesmo sumir.
Isso, sem citar, é claro, os livros em PDF que, até hoje, continuam aí.

O tempo passou e, eu e muitas pessoas - acredito que você também -, chegamos à conclusão de que é muito ruim ler conteúdos extensos via Web. Gostamos de ler Blogs, Feeds, Twitters. Coisas mais objetivas.

Para não entrar em contradição, serei mais objetivo: É verdade que estamos aprendendo mais através de Twitters, Feeds, Blogs e outras tecnologias, que com revistas ou, até mesmo, alguns livros? A possibilidade de se especializar, compartilhando conteúdo através de nichos de conhecimento, tem tornado todo o resto menos interessante?

As vezes penso que sim. Muitas vezes, tenho a sensação de estar lendo algo já obsoleto em publicações sobre tecnologia, negócios. Isto acontece porque é praticamente impossível, para a mídia tradicional, acompanhar as mutações do mercado de tecnologia, do mercado Web. Sim, já é um mercado. Há milhões de players nele, competindo dia após dia por fluxo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Fonte: Época Negócios

Você tem a mesma sensação? Bem, de qualquer forma, acredito que ainda é válida a experiência de mídias complementares. Continuemos a acompanhar nossos blogs, feeds e twitters de cada dia. Mas não deixemos nunca, de observar o que continua a ser publicado em publicações de qualidade.

Muitas vezes, blogs costumam noticiar apelas o que está gerando buzz, justamente para ganharem fluxo. Isso prejudica demais uma visão mais apurada de mercado, para quem acompanha somente esse tipo de mídia.

No entanto, falei aqui sobre a matéria "A Nokia quer ser POP", publicada na revista Época Negócios. Através dela, enxergamos o outro lado. O lado talvez, menos glamuroso, se comparado ao mundo de Jobs. O mundo da Nokia. O Mundo que o iPhone está enfrentando.

Acredito que é esse tipo de experiência que enriquece o nosso conhecimento e, principalmente, a nossa visão de mercado. Viva os Blogs, Feeds, Twitters, mas Viva também as revistas especializadas e de qualidade, que sempre nos oferecem um contraponto a tudo e, principalmente, nos ajudam a sonhar com a cabeça nas nuvens e os pés no chão.