domingo, outubro 14, 2007

RADIOHEAD: Vendemos bem, obrigado!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Estou, neste exato momento, escrevendo este post ao som de 15 Step, a 1ª faixa do novo álbum do Radiohead, entitulado de "In Rainbows". Já percebi que a banda mudou seu som mais uma vez.

Eu, que não sou fã da banda de Thom Yorke mas gosto de acompanhar alguns trabalhos deles [sim, sou aquele tipo de cara que ainda prefere os primeiros álbuns], não estaria ouvindo o novo álbum agora se não fosse o buzz que toda a campanha de lançamento de "In Rainbows" gerou.


Sem dúvida, veremos outras iniciativas partindo de outros artistas neste sentido.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Já imaginou se o seu chefe resolve te pagar o salário que ele bem entender? =)

Fico pensando. O Radiohead não faz música para as massas. No entanto, foi destaque em vários jornais de todo o mundo, em toda a Internet e, inclusive, no Jornal da Globo. Caso não houvessem ousado tanto, não teriam obtido nem a terça parte do destaque em noticiários que conseguiram. É de se imaginar que a turnê do grupo, tenderá a arrecadar um bom dinheiro.

Segundo informação postada no blog do Tiago Dória, as pessoas que baixaram as MP3 via website da banda, pagaram em média R$14,50 pelo download. Logicamente, muita gente fez o download sem pagar um tostão sequer. De qualquer forma, isto aconteceria logo depois que o disco fosse lançado, ou até mesmo antes, já que as MP3 possivelmente vazariam Internet a dentro.

Bom, se fosse por um Van Halen, Red Hot Chili Peppers ou The Police - talvez as únicas que eu pagaria pelo download - eu certamente teria pago uma quantia justa. Já no caso do Radiohead, fiz download através do modo tradicional.

Que venham novas atitudes como a do Radiohead. Vida longa a Thom Yorke e sua trupe!

Ps.: Até agora, estou achando o disco mais acessível que os anteriores. Para tirar uma conclusão mais profunda, precisarei ouvir mais algumas vezes. Falam que as grandes obras-primas não se rendem fácil =)

UPDATE: Já ouvi o disco várias vezes, em loop. É muito bom mesmo. O melhor é que é diferente de tudo que está no mercado. Não há sombras de clichê. Não sei se é o melhor deles [ouvi pouco os anteriores]. Dê uma chance a esta pérola. Garanto que valerá a pena. Só uma coisa. Antes de tirar uma conclusão, faça como eu: escute várias vezes. O disco é tão bom, que você nem irá perceber que já ouviu vááááááárias vezes.