terça-feira, outubro 02, 2007

Sempre haverá espaço para Estilo, Originalidade e Bom Gosto

Sou louco por Web. Quem me conhece sabe. Estou sempre em busca de revistas especializadas, sites, blogs e start-ups que estão despontando no mercado, além de sempre estar desenvolvendo meus próprios projetos. Porém, no Brasil, sinto bastante a carência de publicações voltadas, exclusivamente a Web.

Certamente há quantidade, mas pouca qualidade, convenhamos. A maioria das publicações fala o óbvio. Coisas que qualquer um que passar 30min. na rede acaba descobrindo. Certamente, através de blogs especializados como o do Tiago Doria, Fábio Seixas, HiTech Live, Futuro.vc, É Nóis, Tecneira, entre muitos outros, acabamos encontrando bastante conteúdo relevante, atualizado e original. Logicamente, não estou citando aqui monstros como o TechCrunch, Gizmodo ou mesmo o Engadget, ambos em americanos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Edição de Outubro: conteúdo excepcional + suplemento GeekPedia

Mas há uma publicação americana que está sempre na vanguarda dos acontecimentos. Ela é cool, tem estilo e um padrão editorial muito acima da média. Em minha opinião, tem o mesmo apeal de uma Rolling Stone. Bom, a esta altura, você já deve saber sobre qual publicação estou me referindo.

Trata-se da revista WIRED. É uma das poucas revistas que está disponível na Íntegra na Web, mas que continuo a ter o prazer em comprá-la (já deixei de comprar algumas vezes, como já escrevi aqui, mas não consigo ficar muito tempo sem folheá-la).

Folhear a WIRED é um evento a parte. As matérias são extremamente interessantes, trazendo assuntos do meio científico, artístico e, principalmente assuntos relacionados à tecnologia. A edição mais recente, por exemplo, traz como matéria de capa, uma matéria sobre o Ethanol. Há também, uma entrevista com Ridley Scott, que fala sobre o lançamento da nova versão de seu Blade Runner.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Da esq. p/ dir.: edições de Setembro, Agosto e Julho. Capas sensacionais!

Há ainda uma matéria sobre como o CEO Mark Zuckerberg transformou o site de relacionamentos FaceBook em um novo modelo de Internet, onde os API's são estrela. E o que dizer de um texto sobre como o Vale do Silício está entrando na "Onda Verde"? Ah, eu já ia me esquecendo. A edição de Outubro vem acompanhada de um ótimo suplemento, o GeekPedia: Pessoas, Lugares, Idéias e Tendências que você precisa saber agora. Indispensável para qualquer empreendedor 2.0!

Com tudo isso, tenho cada vez mais certeza: os jornais terão sim, seu fim. E as revistas também, pelo menos a grande maioria que publica "conteúdo padrão". As restantes, que tiverem estilo próprio, conteúdo exclusivo e que te dêem prazer em folhear, como a revista WIRED, continuarão existindo. No Brasil, a Época Negócios começa a surfar nessa onda, esbanjando um design bárbaro aliado à qualidade editorial muito acima dos padrões.

Houve também o lançamento da revista Meio Digital, do grupo Meio & Mensagem, sobre o qual falei aqui. O mais interessante é que estas duas últimas publicações que citei, também possuem conteúdo aberto na ÍNTEGRA na Web, ou seja, já pensam de outra forma.

É tudo uma questão de ESTILO. Sempre haverá espaço para ORIGINALIDADE e BOM GOSTO.