sexta-feira, outubro 26, 2007

JOOST: Agora vai?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sim. Eu fui um dos que testou o Joost na época de lançamento. Falei aqui sobre as primeiras impressões que tive. Naquela época, eu realmente estava maravilhado com a novidade. Mas, passado algum tempo, fiz o que muitos já fizeram: desinstalei o programa do meu computador.


Razão: Não tenho mais motivação para acessá-lo. Era um programa a mais ocupando espaço no meu HD. Na época de lançamento, recebi vários e-mails de usuários que leram meu post. Eles reclamavam de um ERRO. O mais comum era o famoso "Windows XP Crash - tvprunner - 0.9.1". Além disso, nada no Joost conseguiu me prender por mais de 3 dias! Sinto que a maioria das pessoas que instalou o programa também passou por isso.

Mas as coisas podem melhorar. Mike Volpi, CEO do Joost, anunciou recentemente que agora a empresa está trabalhando para que o Joost rode via browser, sem a necessidade da realização de download de um programa a ser instalado [talvez ainda seja necessário baixar algum add-on].

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Há vários clipes no Joost, mas nada que se compare a oferta disponível no YouTube

De qualquer forma, vejo o esforço da empresa bastante positivo, no sentido de conquistar mais usuários e trazer de volta os antigos, já que muitos relutavam em instalar o programa. A pergunta que fica é: Será que mesmo com acesso via browser, o Joost será atraente?

Usuários do Joost recebem, periodicamente, e-mails informando da adição de novos canais e programas. Abri e li vários desses e-mails. Até agora, nenhum deles me convenceu a reinstalar o programa. A esperança fica na possibilidade de mais canais de shows [de qualidade], esportes, humor, filmes... Não há muito conteúdo licenciado. Há sim, muita coisa independente.

Acredito que, por enquanto, as pessoas estão em busca de programas que já passam na TV. Como são pouquíssimos os programas conhecidos, a maioria prefere acompanhar os passos do Joost assim como eu, de longe.

Agora imaginem se o Joost, rodando via Browser, viesse a disponibilizar seriados como LOST, Heroes... Funcionaria? Não sei. Talvez nem seja essa a proposta deles. Não podemos esquecer que, de agora em diante, NENHUM formato de mídia vai liderar sozinho. Todos se complementam e, aquela idéia de que a Internet iria acabar com a TV, já foi colocada debaixo do tapete faz tempo - pelo menos por enquanto.

O mesmo vale para o Joost que, no início, veio com a proposta de acabar com a TV a Cabo. O Joost é só mais uma novidade. E a TV Digital? As discussões em torno do setup box - aquela caixinha que permitirá a conversão do sinal analógico para o digital - andam acaloradas.

A briga atual é: Será permitido que os usuários, além de gravarem os programas, terão também a possibilidade de pular os comerciais? Tomara que sim. Ninguém suporta mais comerciais da forma como são exibidos.

E você, o que acha?