quinta-feira, março 29, 2007

2 'Rapidinhas'

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Rapidinha 1: Hoje o post não poderia ser de outra forma. A notícia que postei ontem, sobre o e-mail de 30 Giga já não é mais o must have do mercado. Ontem mesmo, a Yahoo! anunciou que disponibilizará, a partir de maio, e-mail com tamanho ILIMITADO para seus usuários. "As pessoas devem ver o e-mail como algo em que elas estão arquivando suas vidas", diz um dos dirigentes do Yahoo! Segundo um estudo realizado pela empresa, a grande maioria dos usuários estão abaixo da faixa de utilização de 1 Giga, mas essa média está em constante elevação, uma vez que as pessoas estão compartilhando cada vez mais fotos.

Vejamos. E-mail Ilimitado? Acho pouco provável. Acredito sim em uma jogada para agitar o mercado, principalmente a concorrência e, inclusive, marketear ainda mais o Yahoo! que, ultimamente, tem criado vários serviços extras em seu site principal, como o serviço de Widgets, bastante aceito pelos internautas de todo o mundo. Tudo, lógico, para recuperar um pouco do terreno perdido para o Google.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
1 Tera? Gravação 3D? Uau...

Rapidinha 2: Ontem saiu outra bomba. A Mempile, empresa especializada em discos de alta capacidade, anunciou que tem a tecnologia para produzir um DVD que armazena 1 Terabyte de informação. Cá entre nós. Estamos no auge da batalha entre Blue-Ray e HD DVD, ambos armazenando cerca de 30 e 60 Giga, respectivamente e, agora, vem alguém e fala em 1 Terabyte! Essa tecnologia anunciada pela Mempile é, no mínimo, curiosa: a gravação será feita em 3D. Dessa forma, o espaço da mídia será melhor aproveitado.

Com essa tecnologia, por exemplo, seria possível armazenar, em um DVD comum, como existe hoje, 500 Giga, ao invés dos 4,7 Giga, que seria a sua capacidade de armazenamento utilizando o processo atual. Lógico que tudo isso ainda não está disponível no mercado. Atualmente a Mempile busca parcerias para viabilizar o projeto.

Agora cá entre nós: antigamente uma empresa montava a sua estratégia de marketing e tinha noção do ciclo de vida do produto. Hoje, é muito mais difícil prever o quanto um produto continuará a render bons frutos, principalmente quanto estão ligados à tecnologia. Lançar um produto no mercado hoje, demanda muito mais estudo. As variáveis existem em maior quantidade e mudam a todo momento.

Bem, vou postar logo essas rapidinhas, porque logo elas não estarão mais quentes e serão irrelevantes. E rapidinha tem que ser rapidinha, não é mesmo? Sem mais delongas :)