segunda-feira, março 12, 2007

iGames: Playstation Home, a nova cartada da SONY

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Anunciada na última GDC [Game Developers Converence], a Sony aposta todas as suas fichas na Playstation Home, uma rede virtual de contatos e de jogatina [alguns diriam que trata-se de apenas um chat gráfico, mas a experiência vai além], semelhante ao Second Life, grande sucesso no mundo inteiro.

Dessa vez, o grande diferencial são os gráficos, uma vez que em Second Life não há um estilo gráfico primoroso. Na Playstation Home a coisa funciona de forma diferente. O "Mundo Playstation", totalmente on-line, permitirá que as pessoas que estiverem nele, conversem entre si, joguem mini-games através de arcades, e jogos mais casuais como sinuca e boliche.

Toda essa interação é uma estratégia da Sony para emplacar o Playstation 3 este ano, uma vez que o Wii da Nintendo é o atual campeão de vendas, seguido pelo Xbox 360 da Microsoft, que está no mercado há mais de 1 ano. Alguns diriam que o Wii vende mais pelo fator preço. Mas não creio que seja somente por este motivo. O Wii, como já comentei aqui, é uma plataforma para todas as idades. É bem menos sofisticado que os concorrentes, portanto, mais acessível.


Vídeo da 'Playstation Home': Enfim diversão ou mais uma bola fora?

Como a Sony assiste ao crescimento da 'diversão casual', ela está apostando nesse mercado com a Playstation Home, que é este software que estará à disposição dos donos de PS3 até outubro. Para acessar a Home, bastará que o PS3 esteja conectado à Internet, pois o programa será distribuído de forma gratuita.

Outra novidade que faz parte da Playstation Home é o minigame "Little Big Planet". Trata-se de um jogo de plataforma extremamente simples e casual. Mas ele tem um diferencial que salta a vista ao primeiro olhar: graficamente é surpreendente e cativante. As animações são perfeitas e de um colorido intenso. Será possível jogar com até 4 pessoas ao mesmo tempo, no estilo de cooperação. Para quem conhece o 'estilo Sony', esse nem aparenta ser algo desenvolvido para um Playstation, uma vez que a empresa procura focar jogadores mais maduros, deixando de lado elementos mais infantis. Porém, me parece que a empresa está querendo se reposicionar com essas atitudes. Veremos.


Vídeo do colorido 'Little Big Planet': nem parece da Sony!

A Sony está percebendo que os jogadores não querem apenas tecnologia. Não querem apenas gráficos bonitos, arte. Estava esquecendo do elemento principal que faz com que hardware e software sejam vendidos: DIVERSÃO. Foi a diversão que fez do ATARI um sucesso no início da década de 80. Simplórios, River Raid, Pitfall, Enduro, Freeway, Pac-Man, entre tantos outros que você deve lembrar [ou não], entregavam diversão.

Pelo que podemos ver pelo vídeo, a Sony pretende exibir filmes através do CINEMA disponível na HOME [imagine convidar alguém para assistir um filme virtualmente. Sem graça? Bom, no mínimo curioso], transmissão de eventos esportivos, etc. Pelo que percebi, é algo muito mais sofisticado que o já bem sucedido Second Life. Me parece ser mais interessante. Porém, Second Life me parece entregar mais liberdade, sobretudo quando falamos da construção de bairros, cidades.

Talvez, com a Playstation Home, a Sony consiga aumentar um pouco do seu share de mercado. Talvez, chame mais a atenção para a sua "máquina-perfeita-e-imbatível", mas só o tempo dirá. O Wii, com todos esses elementos um poucos mais mais humildes, atualmente está dando de goleada na máquina da Sony. Como é mesmo? IMBATÍVEL?