Agora a Internet conecta PESSOAS
A Internet deixou de ser uma rede que conectava apenas computadores para conectar pessoas!
O vídeo que você assiste acima trata da revolução das mídias e do comportamento das pessoas em meio às novas tecnologias disponíveis através da internet e dos mais variados tipos de dispositivos portáteis. É o surgimento da iGeração ou, como cita o locutor do vídeo, da Geração C. Este C vem de conectividade, conteúdo, contribuição [geração de conteúdo].
O vídeo foi todo baseado na teoria de Chris Anderson, publicada em 2006 no excelente livro A Cauda Longa [leitura extremamente recomendada a qualquer pessoa que trabalhe com administração/marketing/economia ou se interessa pelo assunto], que aborda as novas formas de comunicação que, gradativamente, estão transformando o mercado de massa em mercado de nichos.
Esses nichos formam tribos com identidade e desejos próprios, uma vez que esses consumidores têm mais opções de escolha entre produtos e serviços. Este fato dificulta a criação de HITS para o mercado, devido ao enorme leque de opções disponível hoje, através da internet.
A teoria de Anderson, faz um comparativo entre as décadas passadas e a era da conectividade, que começamos a viver a partir da segunda metade da década de 90. Antigamente, possuíamos umas poucas fontes de informação que atingiam os mesmos consumidores. Hoje, em comparação, para um consumidor já há milhares de fontes de informações convergindo, o que faz com que nem todo o tipo de informação/propaganda atinja os mesmos consumidores da forma como eram atingidos antigamente.
Naturalmente, com o mercado extremamente segmentado, é necessário um esforço de marketing cada vez mais atento à todas essas novidades, sempre de olho no impacto que elas já estão causando e que tipo de consumidores já estão atingindo.
Obs.: o vídeo foi encontrado no blog Reflexões Digitais, do Diego Cox.