terça-feira, março 27, 2007

Agora iPod pode 'falar' com outro iPod?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
O NoeStringsAttached permite que um iPod transmita música para outro via broadcast

Acessórios para iPod. Há centenas deles por aí. Mas a lista continua a crescer. Foi anunciado há alguns dias, um dispositivo que transmite as músicas armazenadas no seu iPod, através de ondas de rádio, para qualquer pessoa, desde que ela esteja a no máximo 4,5 metros de você. O número de pessoas que poderá compartilhar a sua discoteca ambulante é infinito. O nome do dispositivo é
NoeStringsAttached [nome feio né?]. Ah, para que as pessoas possam ouvir as suas músicas, elas também precisam do NoeStringsAttached, é óbvio :)

Dispositivos desse estilo não são novidade. O Zune, resposta da Microsoft ao iPod da Apple, já utiliza a tecnologia Wi-Fi para transmitir e armazenar músicas a outros usuários. Também não é novidade o dispositivo que transmite as músicas de iPods para sons de carro ou aparelhos com recepção de FM. De qualquer forma, ainda não havia sido lançado um sistema que transmitisse as músicas de um iPod para o outro. Porém, há uma diferença: através do Zune, você pode passar a música à outra pessoa, enquanto que com o
NoeStringsAttached, será possível apenas realizar broadcast [transmissão sem armazenamento].

A responsável pelo projeto,
Kristyn Heath, de 17 anos, defende as vantagens da sua cria: “A maior parte das pessoas da minha idade não tem muito dinheiro para gastar. Por isso, quis manter o equipamento acessível”. O argumento de Kristyn faz todo sentido, uma vez que essa abordagem mais simples reduz os custos e mantém a boa qualidade da música. Assista ao vídeo aí embaixo.


Nos EUA e na Europa, os gadgets têm até programa específico

Mas eu tenho algumas dúvidas quanto a aceitação da novidade: 4,5 metros é o suficiente? As pessoas se interessarão em ouvir o que os outros estão ouvindo? Já evoluímos o bastante para não ter que depender de rádios. Não seria esse mais um conceito de rádio? Imagine centenas de pessoas correndo atrás de você na rua, só porque você fez o download do novo disco do Arctic Monkeys :)

Bom, com relação ao
NoeStringsAttached, acredito que ele faz parte de uma evolução no compartilhamento de arquivos, que já está em curso faz algum tempo. Ele não traz revolução, é evolução. É um dos dentes da engrenagem que tratá algo muito maior. Esse limite de 4,5 metros será risível daqui a pouco tempo. Logo será possível sintonizar iPods de todo o lugar, a quadras de distancia, bairros, cidades e, porque não, países?

Ainda acredito que a coisa vai ainda mais longe: logo não andaremos mais com dispositivos que armazenam os arquivos. Eles ficaram armazenados em um servidor remoto, em algum lugar do mundo, e andaremos com nossos players sintonizados à frequências, que irão captar a transmissão desses arquivos através desses servidores. O iPod , se ainda estiver liderando o mercado até lá, será apenas o receptor. Isso não me parece loucura. Apenas observe como funciona a Internet :)

E você, o que acha?