quarta-feira, março 21, 2007

iMarketing: A Propaganda Interativa

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
N95, novo modelo de celular da Nokia: Influência do iPhone da Apple

Propaganda interativa. Esta aí a solução para a publicidade. Em tempos onde adolescentes e kidadults [expressão criada em meados da década de 80 pela junção das palavras Kid + Adults, que engloba a faixa etária de 25-35, em média] passam mais tempo na frente do computador que da TV, torna-se muito mais agradável a possibilidade de interagir com algum tipo de comercial. Isso é iMarketing!

Este caso da Nokia leva isso em consideração. Com a dificuldade que as pessoas vêm enfrentando em carregar tantos acessórios nos bolsos [celular, iPod, máquina digital... ], ela também resolve aderir à atual tendencia de convergência de mídias [várias funções em um único aparelho].


Experimente, por exemplo, visitar o site Greatpockets [bolsos grandes]. Há, neste site, uma loja fictícia que vende roupas de bolsos exageradamente grandes, para acomodar todos esses aparelhos. A GRANDE SACADA da campanha publicitária foi lançar o site e, ao mesmo tempo, divulgar um vídeo demonstrando o dia-a-dia de um usuário que teria comprado essas 'roupas' com os bolsos exagerados. É muito divertido ver o que acontece com o 'coitado'. Assista aí embaixo :)


Como não tenho $$$ para comprar o N95, acho que vou comprar alguma roupa dessas :)

Todo o site foi todo modelado para promover o novo lançamento da Nokia, o celular Nokia N95, que possui integrados, vídeo, mp3 player, câmera de 5 Megapixels [resolução maior que a do iPhone da Apple], Internet e GPS. Eu sabia que não iria demorar para que clones do iPhone aparecessem.

Resumindo a proposta da publicidade: o site Greatpockets é uma loja onde é possível interagir com um 'senhor vendedor', que fala sobre o mundo moderno e a dificuldade cada vez maior das pessoas em carregar seus 'gadgets' [iPod, celular, máquina digital] nos bolsos de suas vestimentas. Dentro do site você escolhe se aceita ou não comprar aquelas roupas. Obviamente você não aceitará e, nesse momento, você é direcionado para a exibição do Nokia N95, que mostra que não é preciso nada do que é oferecido pela Greatpockets. Nada de bolsos grandes. Ali, a solução é o N95, que segue a atual onda de convergência.

A apresentação é divertida e bastante dinâmica. Vale a pena conferir uma boa campanha!

Esse tipo de campanha é entretenimento. Diverte e, ao mesmo tempo, causa buzz. Que a banda larga se popularize o mais breve possível, para que campanhas desse estilo, possam ser vistas com mais frequencia.