sexta-feira, março 23, 2007

Hotliks: Marketing Ousado

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Qual cor você prefere? É o inseto é o mesmo... blerght!

Em meio a todas as inovações e tecnologias disponíveis que se colocam à serviço do Marketing, é sempre bom lembrar do impacto que um simples posicionamento pode causar, mesmo sem fazer uso de qualquer site com tecnologia Web 2.0. O velho e bom Marketing à moda antiga, sempre surte efeito se bem planejado.

A Hotliks é uma empresa que vende doces, pirulitos [incluindo sabor Tequila] e guloseimas em geral. Até aí tudo bem. Mas o posicionamento desta empresa se difere de qualquer concorrente no segmento. Pelo menos dos que estamos acostumados a ver. A Hotliks aposta em chocar as pessoas, causar uma reação, uma sensação, talvez até causando repulsa. Como? Basta olhar essas fotos. Os doces da empresa vêm com insetos em seu interior. Isso mesmo. Chocolates com formigas dentro, pacotes de doces com larvas e até pirulitos com escorpiões, fazem parte do mix de produtos oferecidos pela empresa. No México, na China e em vários outros países, a ingestão de insetos não é lá algo tão, digamos, surpreendente, como pode nos parecer.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Tem gosto de tequila! Que tal um 'porre' de larva? :)

Nos EUA, onde a empresa comercializa grande parte dos seus produtos, acredito que deva haver um grande nicho de mercado. Não só lá, como em qualquer outro país. Coisas chocantes, diferentes e exóticas, sempre chamam a atenção. O site da empresa [que vale a visita] também vende seus produtos on line. Você pode escolher entre comprar produtos com insetos ou sem. Agora imagine chupar um pirulito e sentir a sua língua massageando um escorpião ou uma larva :)

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Tá explicado. Sabor Cheddar Cheese. Peça já o seu :)

Sensações à parte, aí está um ótimo exemplo de posicionamento. Porém, antes de investir em um mercado tão exótico, certamente houve um grande estudo para checar a viabilidade de algo tão ousado. Resultado: encontraram um nicho grande o suficiente para lançarem produtos nessa linha.

Sem a internet eu nunca tomaria conhecimento desta empresa. Ouvi falar, pela primeira vez, através do blog do Lúcio Ribeiro. Acredito que o boca-a-boca com relação à Hotliks deva realmente ser grande. É, as pessoas são mesmo atraídas pelo bizarro, pelo desconhecido, mas por insetos? Você experimentaria? Será que as lambidas são realmente quentes, como diz o nome da empresa? :)