segunda-feira, março 26, 2007

A Sony e seu Marketing 'bonzinho'

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sexta-Feira. Dia 23 de Março de ‘07’. A Espera para os jogadores Europeus havia terminado. Enfim, chegara o dia tão esperado para colocar as mãos em um dos produtos mais polêmicos já lançados: o magnífico, bizarro, malfadado, amaldiçoado e, ao mesmo tempo, desejado por todos: o Playstation 3.

Já no meio da semana, a Virgin Megastore de Oxford [Londres], registrava um grande número de fãs do sistema da Sony em frente à loja, aguardando o lançamento. Como as pessoas iriam dormir nas calçadas, como sempre acontece em lançamentos do gênero, a Virgin Megastore enxergou aí uma bela oportunidade em fazer o seu Marketing. A loja, simplesmente, reservou um dos seus andares para acomodar todas as pessoas que iriam aguardar o lançamento na rua. Montou um verdadeiro acampamento dentro da loja.

Acredito que esse acampamento deva ter sido, de alguma forma, patrocinado também pela Sony. Não seria de estranhar. O orçamento de Marketing para o lançamento do PS3 no Velho Continente é de nada mais, nada menos que US$ 6 milhões. Na França, por exemplo, milhares de unidades de PS3 podiam ser encontradas na frente da Torre Eiffel, sobre uma estrutura semelhante a um barco. tudo para impressionar, gerar buzz.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

46 polegadas: Tá bom ou quer mais?

Já em Londres, na Virgin Megastore, as 120 pessoas que estavam aguardando o lançamento, foram presenteadas, cada uma, com uma TV Sony Bravia LCD de 46 polegadas. Sim, eu disse TODAS as 120 pessoas! Cada uma TV desse modelo, está custando cerca de US$ 5 mil dólares. Em reais? Vamos pular essa parte. Ah, tem mais. Dessas 120 pessoas, quem havia ido de ônibus, voltou para casa de Táxi. Tudo financiado pela Sony. Boazinha né?

Bem, com relação à estratégia de Marketing da Sony, tenho minhas dúvidas. Principalmente em dar todas aquelas TVs. Logicamente, tudo isso serve para criar buzz mesmo. Tudo bem, muita gente falou [eu estou falando e você está lendo] mas e agora? Será mesmo que não foi um desperdício? Com certeza essa não é uma resposta fácil, uma vez que é quase impossível mensurar os efeitos de uma ação desse tipo. Na minha opinião, penso que seria mais eficiente, ao invés de dar tantas TVs da linha Bravia [que têm o custo muito mais alto que um PS3], dar alguns consoles para editores de blogs, como fez a Intel, com o lançamento da linha de processadores Core Duo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Loja da Virgin é assim: Tem gente dando show, gente dando TV :)

Lá fora, os blogueiros andam influenciando MUITA gente. Basta ver a reação do governo Chinês para com eles. A pressão que os editores sofrem por lá é enorme, devido a audiência que têm e as idéias que colocam. Eu, por exemplo, se fosse presenteado pela Sony com um console PS3, passaria dias falando sobre essa verdadeira Central de Entretenimento :)

De qualquer forma, vamos aguardar o resultado de tanta bondade, já que a maldade está nos preços do console. Como as vendas do PS3 não andam lá muito bem, será que cabe aqui aquela frase tão conhecida pela sabedoria machista e, inclusive, cantada pelo Green Day? Não lembra não? 'Nice Guys Finish Last', ou, 'Caras Bons Terminam em Último'.