terça-feira, março 20, 2007

Um novo conceito: As Lojas-Conceito!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Samsung Experience: oferta de experiências aos consumidores

Parece que, aos poucos, estamos começando a vivenciar o futuro como o imaginávamos há 20 anos atrás. Dando uma rápida olhada pelo mundo, já é possível constatar o aumento crescente das lojas-conceito.

Em um post passado, [que você pode localizar através do sistema de busca disponível neste blog ou através dos arquivos] escrevi sobre a loja da Apple, que foi uma das primeiras a investir nesse novo varejo. A Sony também dispoe de loja-conceito, assim como a Samsung que, a mais de 1 ano, mantém uma de suas lojas-conceito no Shopping Morumbi, em São Paulo, conhecida como Samsung Experience [clique no link para acessar o site].

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Samsung Experience: loja do Morumbi Shopping

Essa migração de lojas comuns para lojas mais interativas já era experada a algum tempo. Com o advento da internet, o varejo vem perdendo muito para a comodidade que serviços on line vem disponibilizando para consumidores do mundo inteiro.

As marcas, de certa forma, tendem a criar parques de diversões, onde o contato com a marca será extremo, passando a oferecer uma experiência indelével na mente do consumidor. O conceito da interatividade é extrapolado nessas lojas, permitindo que tudo seja utilizado e experimentado. A Samsung leva esse conceito inclusive ao nome da loja.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Loja-conceito da SONY

Acredito que, muito em breve, várias dessas marcas irão cobrar a entrada, devido ao aumento do número de serviços que irão ofertar a seus clientes. Nada mais justo. O varejo está precisando se reinventar. Somente com atrativos desse tipo será possível conviver com o varejo on line, uma vez que essa atividade veio para ficar e só tem crescido ultimamente em todo o mundo.

A partir de hohe, por exemplo, a Samsung Experience, do Morumbi Shopping, estará divulgando o lançamento da sua linha de MP3 Players, disponibiliando todo o tipo de experimento aos clientes que passarem pela loja, como displays com fones de ouvido e outras opções para 'degustação' dos clientes.