iComportamento: Anorexia
Obesidade heim?
É cada vez mais notável assistirmos modelos magras na TV. Pessoas que fazem de tudo [incluindo aí passar por cima de si próprias] para possuirem um lugar à luz do sol [ou dos spots].
A geração Y, a qual gosto muito de chamar de iGeração, participa bastante desse tipo de esforço sobre-humano, uma vez que as exigências estéticas estão cada vez mais presentes em nossa sociedade. A questão do parecer ser alguém nunca esteve tão presente em nosso dia-a-dia.
Modelo? De quê?
O pior de tudo é que ploriferam na Internet sites pró-anorexia, dando dicas sobre como a pessoa se manter magra, para manter seu status, sobretudo aquelas que são ou pretendem seguir carreira de modelos. Existem sites pró-anorexia que ensinam mulheres a socarem seus estômagos quando sentirem fome e outras aberrações do tipo, por exemplo.
Forte candidata à filme de zumbis...
A internet tem sim la suas desvantagens, como esses tipos de sites. Mas, da mesma forma que eles são conhecidos no mundo on-line, logo surgem pessoas criticando, trazendo esse debate cada vez mais presente em nossa sociedade, à tona através da mesma Internet.
O vídeo chocante que você assiste abaixo foi veiculado na MTV local e criado pela agência Grey, de Estocolmo. Esse tipo de propaganda se faz cada vez mais necessária, principalmente através de canais onde a iGeração costuma frequentar [MTV, internet, tv a cabo, shoppings, eventos...].
Eu prefiro a do espelho, e você?
O vídeo seguinte foi criado no ano passado pela agência AMV BBDO, e demonstra várias pessoas se utilizando das técnicas disponibilizadas através de sites pró-anorexia. Curioso, alarmante, triste e bizarro.
|